As manifestações contra o governo federal que ocorreram em várias capitais e diversas cidades ontem (16) não tiveram registro de incidentes graves. Os atos aconteceram com tranquilidade e reuniram pessoas que foram às ruas com camisetas da Seleção Brasileira, cartazes com diversos pleitos e bandeiras do Brasil. Em Francisco Beltrão também houve manifestação. A estimativa da organização é que cerca de 200 pessoas participaram. Membros da oposição estiveram presentes em algumas capitais brasileiras.
Por outro lado, petistas, lideranças sindicais e movimentos sociais se concentraram em frente ao Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. No ato, os participantes pediam respeito à democracia e protestavam contra o ataque sofrido pelo instituto durante a última semana.
Já o governo avaliou as manifestações como dentro da normalidade democrática. A informação ocorreu por meio de nota através do ministro da Secretária de Comunicação Social, Edinho Silva.
A nota foi divulgada pouco depois do início da reunião da presidenta Dilma Rousseff com vários ministros, no Palácio da Alvorada, para avaliar os acontecimentos do dia.
Além de Edinho Silva, participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Defesa, Jaques Wagner.
Com informações da Agência Brasil.