Assessoria - O I Fórum Regional de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, que será realizado na próxima quinta-feira (20), em Francisco Beltrão, pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação de Municípios da região (Amsop), terá a participação de representantes de Banco Regional de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul (BRDE).
O objetivo é apresentar as linhas de financiamentos disponíveis para modernizar as administrações municipais. Segundo a Gerente de Planejamento Adjunta do BRDE, Lisiane Astarita de Limas, o Fórum é uma oportunidade para aproximar gestores da entidade e detalhar a linha PMAT e demais ações disponíveis aos municípios, desmistificando ainda a ideia de processos burocráticos para aquisição de recursos. “É uma oportunidade de levar conhecimento de como os municípios podem ter acesso ao crédito e ativar os processos”, ressaltou ela.
O Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste é o quinto do gênero promovido pela Rede Cidade Digital no Estado em 2015, sempre em parceria com associações de municípios e prefeituras. Outros eventos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul também ocorrem paralelamente. O diretor da RCD, José Marinho, explica que o propósito é levar informação e promover a troca de experiência entre os gestores.
O público-alvo do evento são prefeitos, gestores, vereadores, secretários municipais e interessados no uso da tecnologia nos municípios. “Facilita o planejamento e evita o desperdício de dinheiro público”, observa Marinho, destacando que diversos municípios estão impulsionando o desenvolvimento econômico e social por meio das cidades inteligentes e digitais.
“A construção de uma infraestrutura de rede é a base para aplicação de projetos nas mais diversas áreas, facilitando a gestão e melhorando os serviços públicos. Uma cidade conectada e mais eficiente, além de melhorar a qualidade de vida da população, atrai investimentos, fomenta o mercado e contribui para redução de custos da máquina pública”, afirma o diretor da Rede Cidade Digital.
Programação – As iniciativas de Pato Branco, Toledo, Turvo, Bom Sucesso do Sul, além da cidade anfitriã são alguns dos exemplos confirmados. Entre as soluções de mercado, serão abordados temas como segurança da informação, gestão da iluminação pública com ênfase em consórcios municipais e softwares de gestão nas áreas de saúde, educação, rural, assistência social e cultura.
O I Fórum Regional de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense tem o patrocínio Master das empresas Exati Tecnologia, IDS e Infoprotect; e apoio da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná (ASSESPRO-PR) e da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná (AGÊNCIA).