Assessoria - Francisco Beltrão sedia na próxima semana, dia 20, o I Fórum Regional de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, evento direcionado, principalmente, aos 42 municípios que integram a Amsop para tratar de investimentos em tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos. As inscrições são gratuitas para servidores municipais e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. O Fórum é uma parceria entre Amsop, Prefeitura de Francisco Beltrão e Rede Cidade Digital (RCD), iniciativa de estímulo ao surgimento de cidades conectadas e mais eficientes.
O presidente da Associação de Municípios e prefeito de São João, Altair José Gasparetto, destacou a importância do evento visando o desenvolvimento econômico e social do Sudoeste. “É importante os prefeitos e secretários municipais participarem para ter conhecimento dos benefícios da cidade digital e para que consigam implantar os projetos”, afirma o presidente da Amsop. Em tempos de crise financeira, observa Gasparetto, a necessidade de reduzir custos também colabora para a importância dos municípios privilegiarem ações na área. “É necessário as prefeituras se modernizarem. Quem vai ganhar é o poder público”, completa.
Entre os exemplos da região será apresentada a iniciativa de Bom Sucesso do Sul, município que investe desde 2010 no fomento à inclusão digital da população. Segundo o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, o objetivo do Fórum é levar informação e conhecimento aos gestores sobre como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICO) impactam em cada setor do município. “A troca de experiência e os exemplos de iniciativas pelo Estado facilitam o planejamento municipal e também evitam erros na construção e execução de um projeto de cidade digital”, avalia o diretor da RCD.
Serviços de mercado – Já está confirmada para o Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste a abordagem de temas nas áreas de segurança da informação, gestão da iluminação pública com ênfase em consórcios municipais, além de softwares de gestão nas áreas de saúde, educação, rural, assistência social e cultura.
O I Fórum Regional de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense tem o patrocínio Master das empresas Exati Tecnologia, IDS e Infoprotect; e apoio da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná (ASSESPRO-PR) e da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná (AGÊNCIA).