AEN – O governador Beto Richa afirmou, nesta semana que o governo está trabalhando em um programa de concessões rodoviárias, que prevê a duplicação de vários trechos de estradas estaduais. Richa disse que os estudos estão em fase final e o programa deverá ser lançado em setembro.
Entre os trechos que poderão ser concedidos está a PR-280, que corta a região Sudoeste do Paraná, e a PR-092, que liga o Norte Pioneiro à região da capital. “Ainda estamos avaliando outras possibilidades que permitam ao estado contar com uma malha rodoviária moderna”, disse Richa, ressaltando que esta é uma demanda forte da sociedade.
A declaração do governador ocorreu durante a reunião mensal do secretariado, realizada no Palácio Iguaçu, com a presença de todo o primeiro escalão do governo, da vice-governadora Cida Borghetti, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, e do líder do governo no legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli.
Richa disse que estes encontros mensais são fundamentais para alinhar as informações de todas as áreas de governo e ampliar a sinergia entre todos os setores da administração estadual. “Importante está união, este entrosamento, esta sinergia entre os secretários”, disse.
AJUSTE FISCAL - No encontro, Richa também reforçou a importância do ajuste fiscal realizado pelo governo. “O pior já passou. Com o ajuste, pudemos respirar. Começamos a recuperar as contas e colher os frutos desta decisão”, disse Richa. “O esforço fiscal não terminou, mas já dá resultado”, completou o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. “Este é um ano para pagar as contas”, destacou ele.
GESTÃO PÚBLICA - Na reunião, também foram debatidas formas de melhoria da gestão pública e a possibilidade de revisão de metas e programas em função do novo quadro econômico que vive o Brasil. O chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, ressaltou que a busca por melhores resultados deve ser permanente e permear toda a máquina pública.
O secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, também ressaltou a necessidade de o Estado promover uma reengenharia administrativa para fazer frente aos novos desafios impostos ao setor público.
Para ele, é necessário rever receitas, despesas, programas e metas em razão das dificuldades impostas pela queda da atividade econômica. Barros também anunciou a realização de audiências públicas para colher sugestões da sociedade para a elaboração do Plano Plurianual 2016-2019.
COMUNICAÇÃO – Na reunião, o secretário da Comunicação Social, Paulino Viapiana, apresentou um plano de trabalho da pasta. Para ele, o atual governo tem uma série de realizações que podem ser melhor comunicadas à sociedade. “Vamos reforçar a gestão municipalista do governador Beto Richa”, afirmou.
COESA - Para o líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli, a reunião do secretariado demonstrou a coesão dos integrantes da equipe. “Discutimos temas muito importantes, como a elaboração do Plano Plurianual (PPA), que será amplamente discutido em audiências públicas em três macrorregiões (Curitiba, Cascavel e Maringá), antes de ser enviado para a Assembleia Legislativa para um debate mais amplo com a sociedade. Esse foi uma tema importante discutido hoje na reunião.
“A equipe do governo está coesa, está todo mundo motivado, estamos trabalhando no planejamento das ações, executando os compromissos, inclusive de pagamentos que estavam atrasados. O governo está cumprindo o que assumiu na mesa de negociação. Ao contrário do que se especula, não há nenhuma mudança prevista no secretariado, a equipe está unida sob o comando do governador Beto Richa, todos imbuídos do espírito comum de trabalhar pelo interesse público e pelo desenvolvimento do Estado”, analisou Romanelli.
AJUSTE PERMITIRÁ INVESTIMENTOS MAIS VIGOROSOS
Em entrevista à imprensa, ao final da reunião do secretariado, o governador Beto Richa afirmou que o governo está mantendo tudo o que foi previsto no início do ano, com as medidas do ajuste fiscal. “O pacote de medidas nos custou um desgaste politico, o que era sabido, por serem medidas impopulares, amargas, mas fundamentais e inadiáveis para o futuro do Paraná”, afirmou Richa.
“Com o ajuste que fizemos, acreditamos que teremos uma folga, para o ano que vem, de um substancial recurso para investir com mais vigor em infraestrutura, mais estradas, mais hospitais, mais policiais, mais viaturas, tudo aquilo que é preciso para garantir aos paranaenses bem estar social.”
Richa ressaltou que o governo, ao pedir o esforço da sociedade, também fez a sua parte com eliminação de cargos em comissão, redução de estruturas de secretarias e a determinação de diminuição de custeio em todas as áreas de administração. “Isso é uma diretriz, uma determinação nossa para todos os secretários, de maneira constante”, afirmou.
O governador disse que o Estado está honrando os compromissos com os servidores. O governador lembrou que, em quatro anos, o governo garantiu os maiores aumentos salariais da história do Paraná – como para os professores, que receberam 60% de aumento em quatro anos e 75% de ampliação da hora atividade.
“Melhoramos a qualidade dos alimentos que compõem a merenda escolar. Triplicamos o repasse para o transporte escolar às prefeituras”, disse. “Enfim, demonstrações claras, práticas, nós já demos. E queremos continuar com esses compromissos de valorização dessas categorias, de atendimento às demandas do estado.”