Assessoria - O Centro Comunitário Sinuelo da Paz foi palco de mais um evento tradicional em Nova Prata do Iguaçu, mais de 170 crianças da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira, 04/08, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD). O programa é de caráter social e preventivo, posto em prática em todos os estados do Brasil por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. O curso é ministrado uma vez por semana em sala de aula durante um semestre, nas escolas de ensino municipal.
As escolas participantes da formatura foram da Professora Tereza Onofre, Teotônio Vilela, Deomir Rossi Filho e Paulo Pimentel. As aulas foram realizadas com atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma correta.
O instrutor responsável por orientar as crianças, o Policial Militar, Sargento Itor Kruczkevicz, foi várias vezes homenageado por prestar os serviços de orientações por 14 anos no município, e formando mais dois mil alunos na cidade.
Os pais que acompanharam a cerimônia também homenagearam agradeceram o instrutor. A mesa nobre foi composta pelo prefeito municipal Adroaldo Hoffelder (Sassá), primeira dama Elizete Cavazin, vice-prefeito Ivo Oscar Schneider e esposa Leonilda Back, comandante da 2ª CIA de Patrulha Escolar Comunitária de Foz do Iguaçu, Tenente José Antônio da Silveira Junior, comandante da 2ª CIA de Policia Militar de Dois Vizinhos, Tenente Agnaldo Cesar Pereira, comandante do destacamento da Policia Militar de Nova Prata do Iguaçu, Cabo Gilmar Stefainski, padre Nelso Marostica, Secretária de Educação Sandra Ceresoli Grahl, presidente da Câmara de Vereadores Airton Pasqualon, vereadores Lieve Anzolin, Ivanir Cristani, Vanderlei Orben, Paulo Bianchini, presidente do Conselho Tutelar Dilse Maria Duarte, instrutores do PROERD da região, diretores, coordenadores e professores de escolas municipais, secretários municipais, pais e formandos.
Na cidade o programa foi implantado no ano de 2002 pelo então Secretário de Educação Antônio Mazieiro, hoje Secretário de Finanças, e pelo instrutor Itor, com apoio da Policia Militar de Administração Municipal. Em todo o país mais de 1,5 milhões de crianças foram formadas nas escolas municipais.
Durante a cerimônia foi premiadas as melhores redações das quatro escolas municipais.
No final do cerimonial e com a presença da mascote do PROERD, o Leão, os alunos estenderam os braços e fizeram o juramento para dizer não as drogas.
OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA
- Envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência;
- Desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas;
- Desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola.