Assessoria - A XI Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada nesta sexta-feira, 31/07, no restaurante Águia com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. Os objetivos do encontro foram de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.
Na abertura dos trabalhos, a Secretária de Assistência Social, Elizete Cavazin, deu boas-vidas aos presentes, e recepcionando na mesa de honra o prefeito municipal, Adroaldo Hoffelder (Sassá), vice-prefeito, Ivo Oscar Schneider e a esposa Leonilda Back, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Lindomar Doarte, presidente da Câmara de Vereadores, Airton Pasqualon, e representando os usuários dos programas, Francisco Alexandre. Entre os presentes se fez presente a vereadora Ivanir Cristani e a sociedade civil.
A primeira-dama Elizete Cavazin, expos de forma simplificada os serviços e atendimentos prestados pelos técnicos na Secretaria de Assistência Social e o CRAS, como: programas, encontros, festividades, campanhas educativas, atividades esportivas e culturais, entre outros. “Atendemos 600 pessoas por mês na secretaria, sem distinção de raça e situação econômica, cobro para atender todos igualmente”, destacou Elizete.
O prefeito Sassá fez questão de parabenizar os trabalhos prestados pelos profissionais da Assistência Social do município. “Nunca na história tivemos a Secretaria de Assistência Social e o CRAS fazerem o que deveriam ser feitos, como a implantação dos programas que atendem a população”, comentou o prefeito.
Após os pronunciamentos, Leandro Legranti proferiu a palestra magna com o tema, “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. Posteriormente teve debate, almoço, trabalho em grupo, plenária final e encerramento.