JdeB - Há três meses, Neuri e Marlene Baú, pais do prefeito Maurício, de Salto do Lontra, sofreram um grave acidente de trânsito. A carga de um caminhão carregado de batatas tombou sobre o veículo em que viajavam, causando graves ferimentos e fraturas, que hospitalizaram o casal e assustaram amigos e familiares.
Na época, Neuri passou cerca de 20 dias cheio de medicação pesada, sedado, sofrendo ainda com o trauma do acidente e sem conseguir sequer situar-se no tempo e no espaço. Para ele, esse período todo, em que sua vida dependeu do trabalho dos médicos, apagou-se da memória. “Eu só sei o que aconteceu por informações da família, porque eu, de verdade, não lembro de nada.”
Marlene lembra do caminhão com a carga inclinada, mas do acidente e do socorro não. A próxima lembrança é do hospital, do marido sedado e de todo o sofrimento da família. Hoje os dois estão melhores. Neuri passou por cirurgias, e os dois por acompanhamento de fisioterapeutas, exames, tratamento médico e ainda estão com aparelhos ortopédicos para facilitar a recuperação. “Mas já estamos na reta final para tirar essa parafernalha que temos aqui”, conta Marlene, já cansada dos aparelhos.
Ela e Neuri apontam um dos maiores aliados da recuperação: o apoio que amigos e familiares deram durante esses dias de dor e em todos os dias de recuperação até hoje. “Faz três meses que estamos desse jeito e no tempo todo a gente não ficou sozinho nunca, sempre tinha alguém conosco e pessoas mandando orações. Foi uma força muito positiva... Acho que foi por isso que a gente conseguiu se recuperar bem”, lembra Marlene.
Neuri, que já foi prefeito do município, diz que tem muito a agradecer. “É impressionante a quantidade de pessoas preocupadas, as visitas, os telefonemas, os e-mails, o interesse das pessoas em saber como estamos. A gente não faz ideia de quanta gente se preocupa conosco. Saímos na rua e as pessoas abanam, perguntam como a gente está, desejam melhoras. Eu acho que é uma forma de reconhecimento do povo com a gente. É bastante agradável esse tipo de coisa.”
E com todo esse apoio, o casal está perto de deixar para trás esse episódio triste. Neuri ainda foi a Curitiba nesta quinta-feira, 29, para uma avaliação final do médico que fez a cirurgia e depois os dois vão para as últimas etapas do tratamento. Mas Neuri já está até conseguindo trabalhar. No mesmo dia desta entrevista, ele esteve no escritório da família, ajudando a colocar os negócios em ordem. Desse modo, a vida do casal está voltando ao normal e Neuri garante: “Estamos dispostos a fazer tudo que o médico indicar. Depois vamos só aguardar para receber a alta”.
O casal ainda aproveitou para agradecer “a Deus, aos profissionais da área da saúde que cuidam de tudo com muita competência, aos colaboradores, aos amigos e, de modo especial, à família, que dedica total assistência e amparo”.

Crédito – Rubens Anater/JdeB
Legenda: Marlene e Neuri agradecem o apoio de amigos e familiares durante a recuperação.