Assessoria - O presidente da Amsop prefeito de São João Altair Gasparetto retornou animado de Curitiba nesta quinta-feira (23) após audiências na quarta-feira com o governador do Estado Beto Richa, com a secretária de Estado da Educação Ana Seres Comin e com o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Micheletto.
Na bagagem o comprometimento do governador em destinar recursos para manter as casas familiares em funcionamento pelo modelo atual até o final do ano, e ainda a encaminhamentos para autorizar estudo do projeto de concessão da PR 280 entre Palmas e Realeza. O encontro com o governador foi agendado por Gasparetto ainda na última quinta-feira (15) quando Richa e comitiva estiveram em Francisco Beltrão para verificar os estrados provocados pelo tornado no KM 8.
O presidente da Amsop ressalta que a mobilização das lideranças do Sudoeste por meio das associações comerciais, da Agência de Desenvolvimento Regional, prefeitos, vereadores e deputados foi fundamental para dar relevância às solicitações. Ressalta que a região mostrou mais uma vez porque é considerada tão politizada.
Pedágio
Com relação a PR 280, Gasparetto entende que a proposta de concessões é a melhor opção. “O governo do Estado está preocupado com a região e tem demonstrado isso em suas ações. Com a PR 280 vamos ter um projeto de longo prazo para implantar contornos, trincheiras e toda infraestrutura que possa favorecer a região e quem passar por ela. Acho que o valor do pedágio não pode ser alto, mas também não muito baixo porque não vamos ter um serviço a contento depois. O meio termo é o ideal”, comentou, salientando que haverá recuperação emergencial por parte do DER quando o tempo firmar.
CFR
Sobre as casas familiares o presidente da Amsop disse que foi uma conquista manter recursos para o ano. “Junto com a AMP e demais prefeitos do Estado conseguimos convencer o governo de que não se poderia fechar as casas. Dessa forma se comprometeu em repassar mais R$ 2 milhões até o final do ano e para 2016 será definido uma nova forma de gestão”, explicou Gasparetto.
Lideranças presentes
Também participaram do encontro os prefeitos de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto; de Pato Branco, Augustinho Zucchi; de Nova Prata do Iguaçu, Adroaldo Hoffelder; de Mangueirinha, Albari Guimorvan Fonseca dos Santos; de Coronel Vivida, Frank Ariel Schianini, e de Realeza, Milton Andreoli. Ainda estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, os deputados estaduais Guto Silva, Paulo Litro e Wilmar Reichembach, o diretor da Agência de Desenvolvimento Célio Boneti, e o presidente da Irdes (Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico) Aldair Rizzi.
Reforçaram o grupo o presidente da ACEFB (Associação Comercial Empresarial de Francisco Beltrão) representando a Cacispar Antonio Pedron, o presidente da ACEPB (Associação Comercial Empresarial de Pato Branco) Fabrício Valenga, e integrantes da diretoria Luiz Antunes e Daniel Cattani, e o presidente da ACEC (Associação Comercial Empresarial de Chopinzinho) Hermes Carlos Cencci. O diretor do DER do escritório Vale do Chopin de Pato Branco Marcus Talamini também participou, assim como os vereadores de Francisco Beltrão Afonso Bruzamarello, Ivanir Paulo Prolo e Valmir Antonio Tonelo.