Nesta terça-feira, dia 21 de julho, no Campus da UNIOESTE em Francisco Beltrão, com início às 9 horas, acontece a II - Conferência Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e a III - Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Participarão aproximadamente 260 delegados eleitos, representantes dos municípios do Sudoeste do Paraná e demais convidados que darão continuidade ao processo de desenvolvimento regional referente ao ATER e SAN.
Durante os meses de maio, junho e início de julho ocorreram as Conferências Municipais em todo o Sudoeste. As de SAN seguiram o lema “COMIDA DE VERDADE NO CAMPO E NA CIDADE: POR DIREITOS E SOBERANIA ALIMENTAR”, tendo como eixos temáticos: 01: Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável para soberania alimentar; 02: Dinâmica em curso, escolhas estratégicas e alcances das políticas públicas; 03: Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN.
Já a ATER tem como lema: ”FORTALECIMENTO DA ATER PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO”, abordando quatro eixos, que são eles: 01: Demandas e Ofertas de ATER a partir do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; 02: Abrangência da ATER – público beneficiário; 3: Metodologia para uma ATER inclusiva; 04: Sistema de ATER – Organização, Gestão e Financiamento.
Os participantes das conferências municipais elencaram propostas, que serão apreciadas nesta etapa regional/territorial e posteriormente, sendo aprovadas, farão parte das etapas Estadual e Nacional.
Vale ressaltar, que a parceria dos Municípios e dos Conselhos que mobilizaram um publico de aproximadamente 2.700 pessoas, representantes de entidades civis, agricultores familiares e suas organizações, comunidade e entidades governamentais.
A III - Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, irá acontecer juntamente com a II Conferência Regional de ATER e terá como palestrante o Sr. Carlos Antônio F. Biasi (da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).
A Comissão Organizadora das Conferências, composta por representantes do Grupo Gestor do Território Sudoeste, SEAB, EMATER, tendo como Coordenador o Sr. LUIZ PIRIN, espera um público de 260 a 300 pessoas, entre delegados eleitos, convidados e observadores, que ressalta que “é oportunidade de manifestar uma visão estratégica de futuro, através de um desenvolvimento rural sustentável, com preocupação com a qualidade dos alimentos para proporcionar uma melhor qualidade de vida e mais saúde para a população”.