Assessoria - No final do mês de junho, a arquiteta Lizana Fardo esteve em mais uma edição da Casa Cor SC, nas cidades de Itajaí e Florianópolis. Sempre em busca de novidades para aplicar nos projetos da região, Lizana destaca os ambientes compactos como lofts e pequenos apartamentos. "Nos grandes centros urbanos o espaço está cada vez mais escasso e os imóveis, menores. Para isto, uma solução com grande aproveitamento de espaço são os lofts. Plantas livres, sem divisórias, com integração por meio das cores, se apresentam como grandes tendências", explica, destacando nesta categoria o ambiente "Blanc Concecpt Design".
Decor: madeira, tons neutros e animal print
Segundo a arquiteta, a madeira também se fez presente em todas os ambientes seja em textura original ou lapidada em formas de mesas, cadeiras, aparadores. As cores neutras em tons como branco, bege, cinza e preto também tiveram grande destaque. "A composição nos ambientes estavam entrelaçadas entre o rustico, contemporâneo, clássico e moderno. Percebe-se ainda que texturas em animal print em almofadas, tapetes e papel de parede, continuam em alta", diz Lizana. Os revestimentos usados seguiram as tendências apresentadas na ExpoRevestir, onde a arquiteta esteve no início do ano, com evidência para os produtos da Decortiles Eliane, Portobello e Mozart.
"Cada vez as pessoas passam menos tempo em casa e para que este ambiente traga toda a tranquilidade necessária, temos indicado bastante cortinas em tecidos, de vários tipos, que deixam os espaços mais aconchegantes e charmosos. Esta tendência também esteve em evidência na Casa Cor", explica a arquiteta.
O ambiente mais ousado
O ambiente de maior expressão para a arquiteta, foi o “50 tons de branco”, que para ela, impacta quem o visita logo ao entrar. Completamente branco, o espaço foi inspirado nas rendas da Lagoa da Conceição e Santo Antônio de Lisboa, e nos crochês. A parede central do quarto foi feita baseada no ponto Tramoia, tradicional entre as rendeiras da Lagoa. O “50 tons” foi destinado a uma mulher estilista e um homem escritor. "Em conversa com a arquiteta Laura Gransotto, responsável pelo espaço, a ideia foi despertar uma experiência sensorial com diversas texturas, nuances e iluminação no mesmo tom. A arquiteta foi ousada em projetar um espaço em apenas um tom, mas misturando texturas, obteve-se uma composição perfeita e em sintonia. Apaixonante", finaliza Lizana, que participa da Casa Cor SC pelo x ano consecutivo.
Curiosidade: Na edição deste ano em Florianópolis, a organização da Casa Cor optou por revitalizar a antiga fábrica da Coca-Cola, no bairro José Mendes. O espaço está sob direção do Sesc, e deve receber uma escola para 1.200 alunos nos próximos três anos. No lado de fora, a pintura descascada retrata o tempo em que o lugar ficou abandonado. Toda a estrutura do telhado foi refeita e os jardins arborizados.