Com a presença de autoridades, representantes de entidades, servidores da área de saúde e pessoas da comunidade, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 02, a 11ª Conferência Municipal de Saúde no Clube SERJL em Salto do Lontra.
Tendo como tema ”Saúde Pública de Qualidade para os Paranaenses”, a finalidade da Conferência foi reorganizar o modelo de atenção à saúde com o objetivo de promover a reflexão e discussão sobre o Sistema Municipal de Saúde e fixar ações na política municipal de saúde e da proposição de diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde.
Após a abertura, pronunciamentos e leitura do Regimento, a enfermeira da 8ª Regional de Saúde, Maria Izabel da Cunha, proferiu a palestra. Posteriormente foram realizados trabalhos em grupos para discussão, votação e escolha das ações a serem inseridas no Plano Municipal de Saúde. Também foram elencadas as propostas e escolhidos os representantes do município na 11ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de agosto, em Curitiba.
Todo o processo de discussão que está sendo realizado é regido pela Lei do SUS (8080/1990), que em um dos trechos fala sobre a necessidade da participação do controle social na discussão das políticas públicas da área da saúde. Por isso, a cada quatro anos acontece a Conferência Nacional de Saúde. A próxima está marcada para dezembro (de 1º a 4), em Brasília.
Dentre as autoridades presentes na 11ª Conferência Municipal de Saúde de Salto do Lontra esteve o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdecir Baldessar, representando a Câmara Municipal, vereador Edson Canceliér, representando a 8ª Regional de Saúde, enfermeira Maria Izabel da Cunha, representando a Polícia Militar, soldado Cristian Vieira, Secretário Municipal de Saúde, Vanderlei Baldessar, Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Eudes de Deus e representando a Igreja Católica, Irmã Domênica.