Assessoria - Os beneficiários dos Programas Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada BPC do Município de Boa Esperança do Iguaçu, participaram de mais uma atividade do Programa de Atenção Integral a Família PAIF neste mês de junho.
Os participantes assistiram a uma Peça Teatral Sobre Trabalho Infantil. A atividade do PAIF neste mês foi realizada de forma ampliada com os beneficiários dos quatro grupos. O encontro foi no dia 17 de junho de 2015, no Centro Social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com início as 13:30 horas.
A peça de teatro foi apresentada pelo Grupo de Teatro Thespis, de Francisco Beltrão, na apresentação os artistas enfatizaram o Estatuto da Criança e do Adolescente, as atribuições da família, da sociedade, no que tange ao Trabalho Infantil, na perspectiva de prevenção. O grupo apresentou a peça de forma dinâmica, abordando situações práticas e cotidianas.
Neste dia também foi realizado a pesagem com as crianças e adolescentes, filhos dos beneficiários do Programa Bolsa Família pela Equipe do Departamento de Saúde deste Município e pela Pastoral da Criança.
Ao chegar no local os participantes em sua grande maioria mulher, realizaram o credenciamento e o preenchimento da atividade na Carteirinha das Beneficiárias.
No encontro participaram da atividade 110 (cento e dez) famílias beneficiárias. Ao final foi servido lanche aos presentes e realizada a avaliação. Na avaliação, os quesitos avaliados foram: cumprimento do horário; clareza na exposição do assunto; envolvimento dos participantes; ambiente adequado; se o tema trabalhado era importante; como se sentiram durante o encontro e o que acharam do lanche. Conforme registrou a Secretária Municipal de Assistência Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas e a Equipe do CRAS do Município.
A Equipe do CRAS comunica ainda que as familias que não participaram do encontro no último dia 17 de junho, que procurem na brevidade possivel a Equipe do Departamento Municipal de Saúde pra realizaram a pesagem. Todas as famílias que recebem Bolsa Família devem procurar a Nutricionista Deiziane Daniel para a pesagem, o não comparecimento ocasionará o bloqueio do benefício.
O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o 12 de junho marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes desde 2002. A iniciativa, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e diversos órgãos do Governo Federal, além dos governos estaduais, municipais, do Distrito Federal e instituições privadas. O objetivo é chamar a atenção de todos para a importância da implementação das Convenções nº 138 (estabelece idade mínima para admissão do emprego) e nº 182 (trata das piores formas de trabalho infantil). Por isso o assunto foi o tema do Encontro do PAIF neste mês de junho.