Assessoria - Inúmeros estudos nos alertam sobre o perigo do consumo de álcool, droga lícita mais comum em nossa sociedade. Pesquisas do Sindicato dos Médicos do RS estimam que 75% da população brasileira tem contato com bebidas alcóolicas, desta,12,3% pode ser enquadrada como dependente.
Os dados mais alarmantes apresentados pelo palestrando e juiz de Capanema, Márcio Geron, relacionam-se aos jovens, que têm iniciado o consumo de álcool em média com apenas 13,9 anos de idade.“O abuso de álcool na juventude faz com que o jovem fique cinco vezes mais propenso a se tornar alcoólatra na idade adulta”, por isso a questão é tão preocupante, ressaltou o juiz.
Por meio de dados científicos e relatos de réus de processos judiciais, o palestrante buscou alertar sobre o assunto muitas vezes deixado de lado. “Com certeza cada um de nós possui algum familiar dependente de álcool, mas nossa sociedade está acomodada com o problema, sendo que essa droga é a responsável por 45% dos conflitos familiares e conjugais, sem contar que muitos dos dependentes de outras drogas começam com o álcool”. “Em toda a minha carreira de juiz eu nunca ouvi um viciado dizer que começou usando cocaína, todos começam bebendo, por isso a importância de se repensar a nossa relação com as bebidas alcóolicas”, ressalta Márcio Geron.
O juiz apresentou pesquisas que associam a dependência de álcool com 60 doenças, entre elas, diversos tipos de câncer. Também 40% das consultas psiquiátricas e 78% das mortes em acidentes de trânsito, no Brasil, estariam ligadas ao álcool, segundo o Sindicato Médico do RS.
A palestra com o Juiz de Direito, Márcio Geron, fez parte da programação da 5ª Semana de Prevenção às Drogas. O evento que reuniu 120 Agentes de Saúde de Francisco Beltrãoocorreu na quinta-feira, 25 de junho, no Auditório do 21º Batalhão de Polícia Militar. A Semana é uma promoção do Clube Proerd, da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão. Para encerrar a palestra, o vereador Policial Brizola convidou os Agentes de Saúde a ajudar nesta prevenção às drogas.
CARTILHA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS É LANÇADA
No evento também ocorreu o lançamento e distribuição de uma cartilha que visa auxiliar na prevenção às drogas. O Soldado Jaimir Darci Gomes da Rosa explicou que “o material é de fácil leitura, inclusive com uma história em quadrinhos para as crianças e os adolescentes compreenderem os perigos associados ao uso de entorpecentes”. Uma segunda parte destina-se aos educadores e pais, organizada pelo Sd. Gomes, vereador Policial Brizola e pela professore Francieli Longo Brizola. Informações sobre quais são as drogas, seus efeitos, como ocorre a dependência e como identificar sinais de uso de drogas, estão disponíveis no material.