Assessoria - O Consórcio Procaxias participou na tarde de quarta-feira, 24, na sala de reuniões da prefeitura de Capitão Leônidas Marques, do encontro Municípios em ação Reagindo para garantir direitos, promovido pela AMUSUH (Associação Nacional dos Municípios Sede de Usinas Hidrelétricas).
Prefeitos do Procaxias e também de outros municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná participaram desse encontro em que a secretária executiva Terezinha Sperandio, explicou e apresentou os trabalhos e ações da AMUSUH em benefício desses municípios. Ela falou da importância desse encontro e ainda sobre a associação. "É uma alegria participar desse encontro e poder repassar aos prefeitos e representantes desses municípios pontos importantes, como perda de ICMS, além de outros recursos que os municípios precisam reivindicar junto ao governo federal e entidades responsáveis. O encontro foi muito participativo. Tenho certeza que também foi produtivo de onde podemos esclarecer várias dúvdas e questionamentos. A AMUSUH está a disposição dos municípios", explicou Terezinha.
O prefeito de Nova Prata do Iguaçu e presidente do Procaxias, Adroaldo Hoffelder, o Sassá, ficou satisfeito do encontro e enalteceu as expectativas na busca de recursos para os nove municípios que integram o Consórcio. "AMUSUH chegou numa boa hora e a secretária executiva pode esclarecer vários pontos a respeito das ações da AMUSUH e como a associação poderá nos ajudar na busca desses recursos aos nossos municípios. Continuaremos em contato com a garantia que é mais uma força somada em benefício de nossos municípios do Procaxias", disse o presidente.
O prefeito de Capitão Leônidas Marques, Ivar Barea, ficou feliz pela reunião ter sido no município e ainda falou desse encontro produtivo e que abre novas portas na busca de direitos dos municípios lindeiros ao lago. "Quando se trata de buscar benefícios para nossas cidades do Procaxias, com certeza, é visto com carinho e atenção. Somar forças é muito importante e isso está acontecendo com o Procaxias e a AMUSUH. Tiramos várias dúvidas que precisavam ser esclarecidas a respeito de recursos que podem ser destinados aos nossos municípios. Esse encontro foi só o começo e Capitão Leônidas Marques estará também nessa luta e sempre a disposição", disse o prefeito Ivar.
A Associação
A AMUSUH é uma associação que trabalha em todo o Brasil, mais precisamente nos 719 municípios em todo o país que sediam usinas hidrelétricas e tem diversas ações e trabalhos com o objetivo de buscar direitos e recursos a esses municípios atingidos pelos reservatórios.
Os prefeitos que integram o Procaxias vão discutir os seguintes passos e os próximos caminhos que serão traçados, com o apoio da AMUSUH e buscar recursos em torno do Governo Federal.