Assessoria - Na tarde de segunda-feira, dia 22 de junho, o barulho das sirenes pode ter chamado a atenção da vizinhança do 21º Batalhão de Polícia Militar, mas desta vez a movimentação de viaturas não era para atender uma ocorrência e, sim, incentivar os alunos participantes do Formando Cidadão.
Os policiais do grupo de Rondas Ostensivas Tático Móvel – ROTAM foram os responsáveis pela instruçãosobre os equipamentos de proteção como o colete, capacete, escudo e o funcionamento das viaturas. Os meninos também puderam conferir de perto como acontece o treinamento diário dos cães de faro, tiraram dúvidas sobre o adestramento e puderam conferir o cão policial da raça pastor belga malinois, chamado Gaya, encontrando drogas em diferentes locais.
Segundo a coordenadora, professora Vera Witt, “a ideia é unir vários interesses, porque o projeto está aqui dentro do quartel e muitos meninos têm a vontade de ser policial, por isso a importância de apresentar os trabalhos da PM também para incentivar os alunos”. O 21º BPM está fazendo uma série de ações com o intuito de aumentar a interação entre os alunos e os policiais, a fim de criar uma maior identificação entre ambas as partes.
O projeto é uma parceria da PM com a Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão. Implantado há treze anos, já formou mais de 600 alunos na cidade. Podem participar meninos de 12 a 16 anos e são priorizadas as famílias inscritas em algum programa de assistência social.