Assessoria - Agentes da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão PFH participam juntamente com os Policiais Militares do Serviço Reservado P2 de uma instrução de tiro policial. Hoje, dia 15 de junho, acontecem as aulas teóricas e amanhã, 16, as instruções práticas no estante de tiro do 21º BPM.
Segundo o vice-diretor da PFB, Márcio Roberto Iansen,o porte de uso pessoal está autorizado para os agentes penitenciários e, agora, esperamosa nova Identidade Funcional que deve constar a autorização de porte de arma. A Resolução Nº 19, de 5 de fevereiro de 2015, da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, regulamentou a concessão do porte de arma de fogo para os Agentes Penitenciários. O Artigo 2º, da Resolução, explica que as armas serão para a defesa pessoale de terceiros e deverão ser utilizadas de forma semelhante à doutrina policial.
O vice-diretor da PFB ainda ressaltou que neste primeiro momento os agentes responsáveis pelas escoltas dos presos estão sendo treinados, posteriormente, todos os demais devem passar pela instrução. As escoltas de presos acontecem para levá-los ao Fórum, ao hospital ou até outro presídio.
Segundo o Comandante da 1ª Cia, Capitão Pitz, é importante este treinamento dos agentes penitenciários porque eles vão fazer uso de armas e já podem começar a se habituar. A ideia é montar um grupo treinado com as técnicas de abordagem e controle de tumultos dentro da penitenciária, para uma resposta rápida em caso de crises. Já o Comandante do 21º BPM, Tenente Coronel Samir, destaca a importância da integração, fortalecendo os laços entre as forças de segurança nos tornamos mais fortes, porque o objetivo das duas instituições é o mesmo, o combate à criminalidade.