Entre os dias 13 e 20 de junho, acontece em Aracaju-SE o Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia que deverá ter a participação de 20 países. A competição será promovida pela International School Federation (ISF), com o apoio da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).
As atletas de Salto do Lontra-PR, Vanda e Eduarda Girotto (gêmeas) juntamente com Emanuely Pinto Vieira da cidade de Dois Vizinhos estarão participando. A dupla lontrense foi vice-campeã no 2º Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia disputado no fim do ano passado também em Aracajú-SE e neste ano irão jogar o Mundial da categoria – classes 1999 e 2000, representando o Brasil ao lado de outra dupla sergipana.
De acordo com a treinadora Jesika Mafra “foi uma surpresa sermos convidadas para participar desta competição mundial. Sabemos que serão jogos de alto nível, mas pretendemos representar muito bem Salto do Lontra, a região Sudoeste, o Paraná e o País” e acrescentou “agradecemos ao apoio de todos que estão nos ajudando, ao prefeito Maurício Baú pela força, e tenho certeza que será uma experiência inesquecível para as nossas atletas” concluiu.
Vanda disse que a expectativa é das melhores. “Esperamos conquistar bons resultados, como foi no campeonato brasileiro. Já disputamos inúmeras competições e agora contando com a parceria da Manu buscaremos representar muito bem os nosso torcedores” disse.
Eduarda também espera fazer um grande mundial. “Sabemos que serão jogos difíceis, mas estamos treinando e se preparando para fazer bons jogos, com muita garra e superação, iremos representar bem a nossa cidade, o estado e o país” falou.
Emanuely disse estar ansiosa. “Estamos treinando bastante e aguardando com muita expectativa esta competição. Ir pro Sergipe disputar um campeonato à nível mundial é uma honra e esperamos conquistar bons resultados” comentou.
O Prefeito Maurício Baú desejou sucesso às atletas. “Tenho certeza que a Vanda, a Eduarda e a Emanuely, juntamente com a treinadora Jesika farão bonito em Aracaju. Ficamos contentes em ver o nome de Salto do Lontra em nível mundial e estamos sempre a disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance, afinal, investir no esporte é investir nas pessoas” concluiu.
Até o momento, 18 países já confirmaram presença na competição. A perspectiva dos organizadores é que o Mundial Escolar de Vôlei de Praia conte com a participação de 20 países, o que representa 40 equipes (masculino e feminino) e um total de aproximadamente 400 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes.
Para receber atletas, imprensa (nacional e estrangeira), autoridades, dirigentes e convidados especiais, uma super arena com cinco mil metros quadrados está sendo montada na Passarela do Caranguejo, que contará com uma quadra principal e três quadras auxiliares (para treinos e aquecimento) e arquibancada com capacidade para mil pessoas.
Além disso, a super estrutura será dotada de sala de imprensa, com visão panorâmica para a quadra central, refeitório para 500 pessoas, camarotes vips, sala de hidratação e massagem, sala de convivência, salão de jogos, sendo todos esses ambientes climatizados.

Foto: Atletas do Sudoeste se preparam para Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia. As gêmeas Vanda e Eduarda Girotto (de Salto do Lontra) e Emanuely Pinto Vieira (de Dois Vizinhos) são treinadas por Jesika Mafra.