Salto do Lontra está em situação de epidemia de dengue. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, nas últimas semanas foram notificados 82 casos de dengue e destes, 48 foram confirmados até esta quinta-feira, 28.
Diante desse quadro, aconteceu nesta semana um encontro no Centro de Eventos para tratar principalmente sobre ações de enfrentamento a esta situação. Estiveram presentes representantes da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão através das equipes de Vigilância em Saúde, de Atenção Primária, de Epidemiologia e Técnicos da Funasa, além de membros da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias e representantes de outros setores da Administração Municipal.
De acordo com o Diretor do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Rachelle, “apesar de termos realizados diversas ações como aplicação de fumacê, arrastão de coleta de materiais que possam acumular água, orientações à população e o trabalho do dia-a-dia dos agentes comunitários de saúde e de endemias, infelizmente a situação da dengue está complicada em nosso município e pedimos novamente o apoio da população, afinal, esta é uma luta de todos e a única forma de combatermos a doença é eliminando os criadouros do mosquito” comentou.
O coordenador de Vigilância em Saúde da 8ª Regional de Saúde, Benvenuto Juliano Gazzi, lembrou que “a dengue só tem uma questão efetiva para se resolver, é eliminando os criadouros, tem que eliminar água parada. Por isso, pedimos a colaboração de todos os munícipes de Salto do Lontra para eliminar a questão da epidemia no prazo mais curto possível” finalizou.
Os principais sintomas da dengue são: febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações. Durante a evolução da doença, destacam-se três fases: febril, crítica e de recuperação.
Uma infecção curada de dengue confere ao paciente imunidade contra o tipo de vírus responsável. Porém, existem quatro tipos diferentes de vírus, e para estar totalmente imunizado é necessário ter tido contato com todos eles. Caso contrário, a cada contágio com um novo tipo de vírus, os sintomas são mais intensos e o risco de desenvolver a dengue grave é mais alto.

Foto: Reunião para tratar sobre epidemia de dengue no município de Salto do Lontra. Representantes da 8ª Regional de Saúde estiveram presentes.