Assessoria - A 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada em Boa Esperança do Iguaçu teve a participação de 175 pessoas durante a sua realização na sexta-feira 22 de maio de 2015.
A conferência teve como Tema: Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Conforme relatou na abertura da conferência a Secretária Municipal de Assistência Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas.
Os participantes foram divididos em grupos e apresentaram acima de 20 propostas para a área da criança e do adolescente, propostas que seguirão para a Assembléia Regional em Francisco Beltrão em 15 de julho de 2015 em seguida serão encaminhadas junto às propostas da região a Conferência Estadual e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Após a apresentação dos hinos e os pronunciamentos os participantes assistiram a palestra da Conferencista Monica Pereira.
Os grupos trabalharam os seguintes eixos temáticos:
I Direito à vida e a saúde;
II Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade;
III Direito à convivência familiar e comunitária;
IV Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer;
V Direito à profissionalização e à proteção no trabalho;
VI Fortalecimento das estruturas dos sistemas de garantia de direitos da criança e do adolescente e
VII Reforma política dos conselhos de direitos da criança e do adolescente. Conforme registrou a Assistente Social Leonilda Begnini Presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA do Município que convocou e ajudou na organização do evento.
No evento que foi realizado no Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida, a presença do Prefeito Claudemir Freitas, de Vereadores, Secretários e Diretores Municipais, Presidentes e Diretores de Entidades e Associações, Lideranças e Convidados da Sociedade Civil para a 7ª Conferência Municipal.
Pouco antes do almoço servido a todos os participantes, foram apresentados os Conselheiros Tutelar do Município e os Conselheiros do Conselho Municipal da Criança CMDCA, os atuais e os indicados para o próximo biênio 2015 a 2017, sendo eles representantes governamentais indicados pelo chefe do Executivo Municipal e os Não Governamentais indicados pelas entidades que possuem representação no Conselho.
Durante a conferência foi servido café da manhã, coquetel de encerramento e entregues lembranças pela participação de todos. Durante o evento também foram realizadas diversas apresentações com os alunos e instrutores do Centro da Criança e do Adolescente do Município.
Também foram escolhidos os 04 Delegados e seus Suplentes conforme orientou o regimento interno da conferência, de acordo com a representatividade de cada um à participar da Assembléia Regional em Francisco Beltrão.