Assessoria - As secretarias e departamentos municipais de educação dos municípios do Sudoeste estão acelerando os trabalhos para a conclusão dos Planos Municipal de Educação (PME). Eles precisam ser apreciados e aprovados pelos vereadores até o dia 24 de junho, sem possibilidade de prorrogação. Nesta semana muitos municípios estão realizando suas audiências públicas, penúltima etapa antes de ser levado à Câmara. Em alguns municípios o projeto elaborado já foi encaminhado ao legislativo.
De acordo com a coordenadoria regional do PME todos os municípios estão procurando cumprir rigorosamente as etapas de elaboração do Plano, atendendo ao que determina a lei. Os trabalhos iniciaram com a instituição das comissões coordenadoras, realização do diagnóstico e elaboração do documento base. Agora estão sendo realizadas as audiências públicas e elaboração do projeto em ser apreciado na casa de leis.
O coordenador regional do PME do núcleo de Francisco Beltrão José Kresteniuk está otimista para o cumprimento da lei por parte dos 42 municípios do Sudoeste. “Acredito que todos vão cumprir com suas obrigações aprovando os planos até a data limite. Estamos acompanhando o andamento dos trabalhos e vejo que a grande maioria está adiantada”, observa Kresteniuk, que esteve na manhã desta terça-feira em Marmeleiro participando da audiência pública.
MARMELEIRO
No município o secretário de Educação Vandre João Signori e a coordenadora educacional Marlene Cardoso Ghizzi relatam que o projeto deve estar na Câmara em no máximo 15 dias. “Com a audiência de hoje (26) finalizamos a inclusão dos últimos itens e agora vamos trabalhar na elaboração do documento final. Temos que agradecer ao emprenho a participação e envolvimento da comunidade escolar e da população que tem dado sua contribuição”, ressaltou Marlene. Signori reforçou que boa parte das exigências apontadas nas 20 metas do Plano já são cumpridas no município, como por exemplo, as vagas nas escolas de educação infantil, transporte escolar, especialização de professores e muitos outros. “Agora vamos trabalhar para que nos próximos 10 anos possamos atende todas as metas”, disse.

Foto: Kresteniuk esteve acompanhando audiência pública de Marmeleiro nesta terça-feira.