Assessoria - Em Boa Esperança do Iguaçu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes teve diversas atividades realizadas nesta segunda-feira 18 de maio de 2015. Atividades recreativas e de orientação.
A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000 e neste ano trouxe como tema: “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”.
As atividades foram organizadas e realizadas pela Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social CRAS Espaço da Cidadania e Prefeitura com o apoio de outros segmentos da sociedade.
Na segunda-feira 18 de maio foi realizado mobilização na Praça Municipal Maria Francisca da Silva com a presença dos alunos e equipe da Apae, alunos e equipe da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna e com a presença dos alunos e equipe do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança que junto com a população percorreram diversas ruas na Cidade com faixas, cartazes e com o símbolo da Campanha.
De acordo com a Primeira Dama e Secretária da Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, a data deve ser lembrada sempre, para que possamos proteger nossas crianças e adolescentes e lembrar do fato ocorrido no Espírito Santo na Capital daquele Estado em Vitória, quando em 18 de maio de 1973 a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo de 08 anos foi violentada e assinada brutalmente por Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini que sendo da alta sociedade da Capital Capixaba nunca sequer foram julgados. O corpo da menina Araceli foi encontrado 06 dias após o seu sumiço e desfigurado por ácido, pra que fatos de tamanha brutalidade nunca mais aconteçam no nosso país é que essa mobilização de 18 maio é realizada em todo o Brasil.
Em Boa Esperança do Iguaçu, todas as atividades envolveram a direção, equipes pedagógicas, professores, funcionários e os alunos das instituições educacionais, tanto na passeata quanto na distribuição nas ruas de material de orientação.