Assessoria - Através de Moção de Aplausos a Câmara Municipal de Vereadores de Salto do Lontra homenageou o investigador da Polícia Civil, Francisco de Assis Martins Becker, que se aposentou recentemente, após 09 anos de atuação na Polícia Militar e 21 anos de investigador na Polícia Civil. Nestes 30 anos trabalhou em diversas cidades, principalmente em Salto do Lontra.
Becker esteve presente na sessão junto com a esposa Everilda e o filho Matheus. Ele agradeceu. “Gostaria de agradecer aos vereadores por esta Moção de Aplausos e dizer que estou muito feliz e honrado pela homenagem” disse.
De acordo com o Presidente da Câmara, vereador Ladair Casanova Cavilha (Sócrates) “o Poder Legislativo de Salto do Lontra apresenta esta Moção de Aplausos como forma de reconhecimento aos trabalhos prestados pelo investigar Becker, pois, somos sabedores de que sempre trabalhou incansavelmente para o bem de todos” comentou.
A Moção de Aplausos foi assinada pelos vereadores Ladair Casanova Cavilha (Sócrates), Sandra Ribeiro, Marcos Perci Koerig, Joares Cavanhol, Clair Bertonceli, Edson Cancelier, João Carlos Dalberto (Carlão Verdureiro) e Marcio Maria.
Becker
Filho de Maria Martins Becker e de Francisco da Silva Becker, sendo seus pais agricultores, Francisco nasceu em 17 de setembro de 1964, na Linha São Domingos, Área Rural de Salto do Lontra-PR.
Em uma família de 10 irmãos, sendo ele o mais novo, devido à morte prematura do pai, não chegou a conhecê-lo, quando nasceu, seu pai fazia 04 meses que havia falecido.
Criou-se na agricultura até os 15 anos, quando passou a residir na cidade de Salto do Lontra onde trabalhou como ajudante na construção civil e logo após em uma madeireira.
Aos 16 anos mudou-se para Curitiba, indo trabalhar nas indústrias.
Em 1983, com 18 anos, alistou-se para o serviço militar, sendo selecionado para servir o exército brasileiro em Brasília-DF onde serviu no Batalhão de Polícia do Exército. Cumpriu o tempo obrigatório de 01 ano e 01 mês e deu baixa, vindo a residir novamente no sítio da mãe na Linha São Domingos.
Em 1985 prestou concurso para a Polícia Militar na cidade de Pato Branco-PR, foi aprovado e após fazer a escola trabalhou e concluiu os estudos em Pato Branco, local onde conheceu a esposa Everilda Kruger.
Foi aprovado no curso de cabos em 1988 e logo depois de formado foi trabalhar comandando o destacamento policial de Chopinzinho. Em seguida atuou em Ampere, Verê, Santa Izabel D’Oeste, e por fim em Salto do Lontra, completando um total de 09 anos na Polícia Militar. Quando trabalhava em Ampere casou-se com Everilda Kruger.
Em 1994 foi aprovado no concurso da Polícia Civil, para o cargo de Investigador de Polícia. Neste mesmo ano nasceu seu filho Vitor. Em 1999 nasceu seu filho Matheus.
Nos anos seguintes trabalhou por aproximadamente três anos em Dois Vizinhos, sendo que depois, somente atuou em Salto do Lontra até a data de 28 de janeiro de 2015 quando completou 21 anos no cargo de Investigador, totalizando 30 anos de serviços nas Polícias Militar e Civil.
Becker é formado em curso superior de Processos Gerenciais e Pós-Graduado em Recursos Humanos.
Durante o tempo que trabalhou na Polícia Civil, recebeu honrarias de seus chefes em sua ficha funcional pelos vários casos resolvidos com êxito, sendo que ao completar 10 anos, recebeu do Delegado Geral uma medalha de bronze pelos bons serviços prestados e ao completar 20 anos na Polícia Civil, recebeu a medalha de prata, também do Delegado Geral, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Paraná e por nunca ter levado uma punição sequer em sua ficha funcional.