Assessoria - O Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste do Paraná (PDRI) deu mais um passo terça-feira (5) no Sebrae Pato Branco quando da reunião mensal ordinária da governança regional onde foram pontuadas as ações que estão sendo feitas. Na oportunidade os responsáveis de cada projeto ou estudo explanaram sobre os andamentos.
A governança, que nada mais é que um fórum de lideranças da região reúne-se todas as primeiras terças-feiras de cada mês para avançar os debates do futuro do Sudoeste. Os encontros ocorrem em locais diferentes com lideranças dos mais variados setores da comunidade.
O encontro foi aberto com a fala de Jonas Grejeanin Pagno credenciado do Sebrae e que está assessorando a Agencia de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná na articulação dos grupos para a subdivisão da governança no Sudoeste. Serão criadas 5 sub-governanças - na região de Dois Vizinhos (Vale do Iguaçu) e fronteira já foram criadas-, restam a regional de Francisco Beltrão, Planalto e Vale do Chopin.
PRT-280/Logistica
O diretor-executivo da Amsop José Krestenuik abordou a questão das rodovias da região, em especial da PRT 280. Na ocasião lembrou do comprometimento do presidente da Assembléia Legislativa Ademar Traiano quando da visita na Amsop recentemente em que propôs a união de forças para focar na solução através de parceria pública-privada (PPP) para duplicação e terceira-faixa. Lembrou que existe ainda aguardo de posição final do governo federal sobre a possibilidade ou não de tornar a PRT 280 em federal. Caso contrário avançam as discussões para a PPP.
Ainda no âmbito de logística Rodrigo Battiston, que faz parte do grupo de discussões das demandas de transporte, abordou os debates e viabilidades. Salientou que os debates chegaram a conclusão que precisa de um estudo para definir as demandas mais latentes. Com esse material será possível encampar projetos frente aos governos. Dia 2 de junho um especialista estará em Francisco Beltrão prestando esclarecimentos e orientações para o estudo.
Pesquisa produção
O economista e consultor do Sebrae Tarcisio Reinehr abordou o estudo que está sendo feito nas empresas do setor produtivo que possui maior representação na região. Relatou de algumas dificuldades, mas da boa aceitação do empresariado em saber desse levantamento. São 33 empresas ancoras, destas 21 já foram ouvidas. Com base no estudo será possível propor planejamento de evolução dos setores.
Bolsa de mercadorias
O secretário da Agencia de Desenvolvimento Célio Boneti comentou que um grupo de estudo está viabilizando a bolsa de mercadorias do sudoeste. “Os envolvidos estão com certa dificuldade na regulamentação e operacionalização da bolsa, mas existe viabilidade. A Bolsa de Mercadorias de São Paulo está dando suporte e em pouco tempo a região poderá operar”, adiantou o diretor.
Turismo
Com o novo presidente do Paraná Turismo professor Manoel Jacó Garcia Gimennes as regiões podem obter conquistas. Nos dias 17 e 18 de maio o presidente estará na região para ajudar a implementar o plano de desenvolvimento do setor no Sudoeste.
Boneti também comentou sobre os painéis que abordam os temas sociais, como educação, saúde, social, e ambiental, e ainda falou sobre aguardo de suporte financeiro do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para implantar curso de CanectaDEL em Desenvolvimento Territorial.
ODM
Boneti ressaltou dados apresentados no último encontro sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) realizado na Amsop em que traçou-se um diagnostico dos avanços e metas em serem atingidas. Foram feitos grupos de estudo para contribuir com a atuação da governança dentro da ODM, sendo confirmada a associação de trabalho do PDRI com o ODM.
Seminário liderança
Na oportunidade também foi apresentado convite de um seminário para lideranças do Sudoeste que terão a oportunidade de entrar em contato com palestrantes de renome como Amanda Sina, ex-presidente da Philip Morris do Brasil e da Walita, membro da academia brasileira de Marketing. Ainda estará colaborando Rosangela Angonese, coordenadora estadual da linha estratégia de liderança do Sebrae. Sob o nome Liderança do Paraná – seminário conexão liderança, o encontro vai ocorrer na sede do Sebrae em Pato Branco nesta sexta-feira (8) a partir das 8h, sem custos aos participantes.