Assessoria - O vereador de Salto do Lontra, Edson Canceliér (PMDB) está nesta terça-feira, 28, em Curitiba. Ele participa da manifestação junto com os professores da rede estadual de ensino contra a aprovação do projeto de lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais a ParanaPrevidência.
Ontem, 27, a proposta foi aprovada em primeiro turno pelos deputados estaduais, com 31 votos favoráveis e 20 contrários, contudo, ainda precisa passar por segundo turno e redação final antes de ser sancionada pelo Poder Executivo.
Estava prevista para a tarde de hoje, 28, a segunda votação, porém, foi adiada, devido às emendas que foram apresentadas. O Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Nelson Justus (DEM) concedeu vistas a todos os deputados da comissão. Eles têm 24 horas para analisar emendas e diante disso, uma nova reunião da comissão deverá ocorrer amanhã, 29.
Edson Canceliér disse que houve muita confusão na manhã de hoje no Centro Cívico. Os policiais entraram em confronto com os manifestantes e a situação ficou complicada. Apesar disso, estamos aqui junto com a classe e estaremos apoiando sempre a luta dos professores concluiu.
A ParanaPrevidência é composta por três fundos: o Militar, o Financeiro e o Previdenciário. O projeto propõe que 33.556 beneficiários com 73 anos ou mais sejam transferidos do Fundo Financeiro, que é arcado com pelo Tesouro estadual, para o Fundo Previdenciário, constituído a partir de contribuições dos servidores e do poder público.
A APP-Sindicato obteve na manhã de hoje, 28, uma liminar que autoriza a entrada dos servidores públicos estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), derrubando o interdito proibitório que impedia que os professores acompanhassem das galerias a votação do projeto de lei que altera o Fundo Previdenciário do Estado.
Porém, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), declarou que irá recorrer desta decisão, uma vez que considera necessária a convocação de segurança.