Na última quinta e sexta-feira, 16 e 17, foi realizado arrastão da dengue em Salto do Lontra. Os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Sanitária, passaram em todos os bairros da cidade orientando os moradores e ajudando na coleta de materiais que acumulam água.
Posteriormente o Departamento de Urbanismo fez a coleta destes materiais e deu a destinação correta encaminhando para uma empresa de reciclagem da cidade de Dois Vizinhos. Ao todo foram coletados materiais que encheram nove caminhões caçamba.
O Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Marcelo Rachelle destacou esta ação. “Foi um trabalho muito intenso, que teve a colaboração da maioria da população. Queremos agradecer por esta conscientização e dizer que continuem cuidando de seus terrenos, afinal, o combate a dengue deve ser diário” comentou.
O Secretário de Saúde, Vanderlei Baldessar disse que “este arrastão foi muito importante e a população está de parabéns por ter nos ajudado novamente. Queremos agradecer também aos nossos servidores que trabalharam com muito empenho e dedicação em mais esta ação” concluiu.
Nos últimos dias também foi feita aplicação de fumacê na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano até esta segunda-feira, 20, já haviam sido notificados 43 casos de dengue em Salto do Lontra. Três foram confirmados através de exames feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen) e outros 30 por meio de teste rápido feito no próprio Centro Municipal de Saúde. Os demais foram descartados.

Foto 1: Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias se preparando para o arrastão de combate a dengue.

Foto 2: Os materiais foram colocados em frente aos terrenos e posteriormente coletados pelo Departamento de Urbanismo.