Ademir Trombini – Assessoria de Comunicação - A Sessão da Câmara de Vereadores de Nova Esperança do Sudoeste realizada na segunda-feira (28) teve como destaque a aprovação de dois projetos de lei que trarão investimentos, renda e geração de empregos para o município.
Expediente do Dia:
Tramitou o ofício 10/2014 com parecer na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira de responsabilidade dos vereadores Andrey Herculano, Clovis Fernandes e Valdemiro Antunes Zeferino dando encaminhamento aos projetos 018/2014 e 019/2014.
Ordem do Dia:
Projeto de Lei 018/2014 – aprovado em primeira votação, autoriza o Executivo Municipal a conceder imóvel de propriedade do município em forma de concessão de direito real de uso. Trata-se do lote rural 41-A da Gleba 22-FB com área de 30.050 m2 (trinta mil e cinqüenta metros quadrados). De acordo com mensagem do executivo “uma das formas de criar mecanismos de enfrentamento das dificuldades econômicas é a de autorizar o executivo municipal a celebrar contratos de concessão de direito real de uso, em especial, o do imóvel descrito no corpo do Projeto de Lei, que possui características próprias para instalação de um laticínio, que crie novos postos de trabalho”.
Para o Vereador Andrey Herculano a instalação de um laticínio no município trará novas possibilidades de emprego e renda além de fortalecer a produção de leite do município.
Jair Costenaro da Silva lembrou que o investimento que será feito é privado o que trará renda e empregos diretos e indiretos para Nova Esperança.
José Danilo Locks lembrou que com este investimento o retorno se dará na ponta da produção pois com aumento da concorrência os produtores de leite terão mais opções de negociação.
Clovis Fernandes destacou que o próximo passo deve ser a industrialização do produto leite para agregar valor a matéria prima que é de grande quantidade e qualidade no município. Defendeu a iniciativa da administração pois o município precisa aumentar sua arrecadação de ICMS e não ficar refém dos recursos do FPM
Jurê de Souza Machado falou que além da arrecadação o município também ganha no fortalecimento da Agricultura Familiar.
Projeto de Lei 019/2014, aprovado em primeira votação dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar no orçamento geral do município no valor de R$ 445.850,00 (Quatrocentos e Quarenta e Cinco Mil e oitocentos e Cinquenta Reais) para execução de obra de recapeamento asfáltico sobre pedras irregulares (calçamento) na sede da comunidade do Rio Gavião conforme convênio n0 790079/2013 firmado com o Ministério das Cidades e construção de um Barracão industrial conforme convênio n0 208/2013 com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – SEDU.
O Vereador Jair Costenaro da Silva destacou o apoio do Deputado Nelson Meurer na viabilização dos recursos lembrando os benefícios a Comunidade do Rio Gavião.
Clovis Fernandes fez agradecimentos aos Deputados Nelson Meurer e Ademar Traiano pelo apoio. Disse que o desejo da administração é de que a obra esteja concluída até a realização da tradicional Festa do Colono promovida em julho pela comunidade do Rio Gavião. Sobre a obra Clovis lembrou da reivindicação da comunidade já que há problemas de escoamento de água sendo necessária tubulação para garantir maior durabilidade a obra.
Andrey Herculano destacou o empenho do executivo na busca dos recursos para investimentos nas comunidades do interior e também na cidade com fortalecimento das empresas geradoras de empregos.
José Danilo Locks parabenizou a comunidade do Rio Gavião por receber obra importante destacando o trabalho da Administração do Prefeito Jair e o apoio dos Deputados Nelson Meurer e Ademar Traiano.
Explicações Pessoais:
Jair Costenaro da Silva destacou a visita de representantes do Deputado Zeca Dirceu ao município dizendo-se feliz com a maneira que os visitantes são recebidos pela Administração Municipal.
José Danilo Locks agradeceu os moradores que participaram da reunião realizada no Rio Mambuco sobre a implantação do sistema de água e convidou a todos para torneio de futebol suíço que será promovido pelo Esporte Clube São Paulo.
Andrey Herculano falou sobre a obra que será executada no Rio Mambuco (sistema de água) destacando o valor da obra e o número de famílias atendidas.
Clovis Fernandes falou sobre atuação do Ministério Público na Comarca e a necessidade de que sejam promovidas demissões de alguns colaboradores. Com as dispensas alguns serviços que são prestados a população poderão ficar comprometidos. Clovis disse que manteve contato com o DER solicitando providências com relação aos trechos de acesso da comunidade de Barra Bonita e nas proximidades da escola Visconde de Mauá. Clovis disse que é preciso um movimento conjunto das autoridades e da população para que se consiga alguma solução para minimizar os acidentes e perdas de vidas por falta de redutor de velocidade nestes locais. Para Clovis a cidade também carece de melhor sinalização principalmente das vias preferências.
João Nascimento Nazário apoiou a iniciativa sobre os redutores de velocidade. Agradeceu o Vereador José Danilo Locks que representou a Câmara na reunião do Rio Mambuco. O Presidente lembrou que na sexta-feira foi decretado ponto facultativo.

Foto: Clovis Fernandes - João Nascimento Nazário - Adriana Alberton De Pieri