Com serviço de coleta e tratamento de esgoto, população terá mais saúde e qualidade de vida
Assessoria - Um dos maiores investimentos da Sanepar na Região Sudoeste está sendo aplicado na implantação do Sistema de Esgoto Sanitário de Salto do Lontra. Os recursos de quase R$ 9 milhões garantem o índice de 55% de atendimento com a rede coletora de esgoto e beneficiam cerca de 6 mil moradores da área urbana.
O empreendimento conta com a construção de uma estação de tratamento do esgoto com capacidade para tratar 65 mil litros de dejetos por hora e 43 km de tubulações entre redes coletoras, interceptores e coletores de esgoto. Nesta etapa da obra serão interligados ao sistema 1,3 mil domicílios. A previsão é de que entre em operação no início do próximo ano.
O gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, e o prefeito Maurício Baú acompanharam durante a semana a evolução da obra, que está rigorosamente dentro do cronograma. Renato explicou que a Sanepar está trabalhando para antecipar o prazo de conclusão das obras. “Buscamos agilizar a implantação do sistema para que a população possa usufruir o quanto antes o serviço de coleta e tratamento do esgoto”.
Quando a obra foi licitada, no ano passado, o prefeito Maurício achou que haveria reclamação de sujeira e de calçadas e pavimentos quebrados. “O que temos observado, no entanto, é a preocupação da Sanepar em executar os serviços de forma rápida, caprichosa e organizada”.
Renato afirmou ainda que os investimentos no sistema não param com a conclusão das obras. “A Sanepar continuará aplicando recursos para custear os trabalhos de manutenção das instalações, a operação do sistema e cobrir os custos dos produtos químicos e de energia elétrica”.

Legendas:
Estação terá capacidade para tratar 65 mil litros de esgoto por hora.
Prefeito Maurício, gerente Renato e equipes técnicas vistoriam obras.