A Secretaria de Saúde e o Departamento de Vigilância Sanitária de Salto do Lontra juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde e o Departamento de Urbanismo realizarão nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de abril, um arrastão de combate a dengue no município.
De acordo com o Secretário de Saúde, Vanderlei Baldessar a situação da dengue está causando preocupação em vários municípios da região e infelizmente aqui em Salto do Lontra não é diferente. Por isso nos reunimos nesta segunda-feira, 13, e decidimos fazer este arrastão como mais uma ação de combate ao mosquito transmissor comentou.
O Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Marcelo Rachelle, explicou como será este arrastão. Os nossos agentes comunitários de saúde estarão passando em todos os terrenos na cidade, fazendo uma fiscalização quanto a materiais que possam acumular água, sendo que os proprietários deverão fazer a coleta destes objetos, colocando em frente a suas residências e posteriormente o Departamento de Urbanismo fará o recolhimento e dará a destinação correta comentou.
Nos últimos dias também está ocorrendo aplicação de fumacê na cidade. É recomendável que com a chegada do fumacê a população tome alguns cuidados, como cobrir alimentos expostos à mesa e abrir portas e janelas das casas. O ar deve circular dentro das residências para que o inseticida elimine o maior número de mosquitos.
Em Salto do Lontra, desde o início do ano até esta segunda-feira, 13, já foram notificados 35 casos de dengue. Três já foram confirmados pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) e outros 28 através do teste rápido, adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde. Outros quatro apresentaram sintomas, mas o resultado do teste foi negativo.
Na foto o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Salto do Lontra, Macelo Rachelle e o Secretário de Saúde, Vanderlei Baldessar.