Assessoria - A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – Amsop sediou nesta terça-feira (7) um simpósio para debater a mobilização em torno dos objetivos do milênio e o desenvolvimento sustentável da região. A iniciativa, do Sesi-PR e parceiros, avalia o andamento do pacto firmado pelos municípios que tem em 2015 a reta final para atingir as metas dentro dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo proposto pela ONU ainda no ano 2000.
Nesta oportunidade foi apresentado um balanço das ações e dos índices atingidos pelos municípios do Sudoeste nos âmbitos da renda, saúde, educação, gênero e meio ambiente, com destaque para o município de Cleveländia, único na região em alcançar todos os objetivos firmados até este ano. Os setores com melhor desempenho regional foi na saúde, queda da mortalidade infantil e em acabar com a fome e a miséria.
Ainda foram contextualizadas as ações do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) coordenado pela Amsop, Cacispar, Agencia de Desenvolvimento Regional, Sebrae e Fiep, que vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
ALINHAMENTO
Estiveram no encontro lideres regionais, prefeitos, professores, representantes de entidades e órgãos estadual e federal além da assessora da secretaria-geral da presidência da república Miriam Barreto, e do consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-ONU) Daíçon Maciel da Silva. Eles demonstraram os programas do governo que foram criados para auxiliar na conquista das metas do milênio. Diva Vieira, coordenadora do Observatório de Indicadores do Sesi-PR, também fez um balanço da evolução do território Sudoeste. Os dados podem ser conferidos no site WWW.portalodm.com.br.
O presidente e o diretor da Agencia de Desenvolvimento Regional, Luiz Carlos Peretti e Celio Bonetti, respectivamente, ressaltaram os avanços do encontro e enalteceram a iniciativa que “passa a alinhar melhor as ações regional com os governos”, comentou Boneti.
O presidente da Amsop Altair Gasparetto reforça que “a região está no caminho certo com o PDRI e que a cada ano se conquista mais avanço para a melhor qualidade de vida dos sudoestinos”.
Roberto Pecoits, coordenador regional da Fiep e representante do presidente Edson Campagnolo sintetizou o trabalho desenvolvido lembrando que “estamos fazendo algo que nos compete como atores temporários para melhorar o nosso meio”.
ODM E OS MUNICÍPIOS
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milenio foi proposto pela ONU ainda no ano 2000 para serem alcançados até 2015 embasados em 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade, igualdade entre os sexos, redução da mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combate a AIDS e malária, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e trabalho unido pelo desenvolvimento. No Paraná o Sesi abraçou a proposta em 2004 por meio do Movimento Nós Podemos Paraná em sintonia com o movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS).