Assessoria - A Campanha Nacional contra Gripe que acontece entre os dias 22 de abril e 09 de maio já imunizou 1687 pessoas em Ampére. O número representa quase 50% do total de indivíduos a serem vacinados. No município, o objetivo é que 3.411 pacientes tomem a vacina. No dia D da vacinação, realizado no último sábado, 26, foi possível atingir quase 30% da meta.
A vacina está disponível para os seguintes grupos prioritários: crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos; gestantes em qualquer idade gestacional; mulheres no período até 45 dias após o parto; trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; pessoas com 60 anos e mais; pessoas portadoras de doenças crônicas devendo apresentar receita médica no ato da vacinação.
No último sábado, 26, foi realizado dia D da vacinação. As unidades básicas de saúde ficaram abertas das 08h00 às 11h30 e 13h30 às 17h00 apenas para a realização da vacina. Os postos de saúde do interior também atenderam a população conforme cronograma divulgado. Nesta data, foi a possível imunizar quase 30% da meta. Quero agradecer a população que foi até os postos de saúde no último sábado para realização da vacinação. O dia D foi um sucesso e conseguimos vacinar um número significativo de pessoas, afirma a enfermeira epidemiólogica, Gisele Dellani.
Os grupos prioritários que ainda não realizaram a vacinação devem procurar a unidade de saúde do bairro onde reside até o dia 09 de abril. Devido à necessidade de atualização do cadastro dos moradores do município, a população deve procurar a UBS do seu bairro, diz a enfermeira. Ao dirigir-se ao local de vacinação, o paciente deve portar cartão de vacinação, cartão SUS e documento de identidade.
SALA DE VACINA
Na próxima semana, entre os dias 5, 6, 7 e 8 de abril, Ampére será sede uma capacitação de pessoal em sala de vacina. Neste período, profissionais de enfermagem das cidades de Pinhal de São Bento, Santo Antônio do Sudoeste e Pranchita estarão reunidos para realização de treinamento nesta área. Devido a este motivo, nestas datas os postos de saúde realizarão apenas consultas médicas. Não haverá atendimento para vacinação.
No entanto, para oferecer mais oportunidades para os grupos prioritários realizarem a vacinação contra gripe, na próxima segunda-feira, 5, todos as unidades básicas de saúde estarão abertas das 17h às 20h para a imunização. O mesmo acontece na quarta-feira, 07, mas apenas no PSF do Centro. Na sexta-feira, 09, o atendimento é normalizado.