A Secretaria de Saúde de Salto do Lontra através do Departamento de Vigilância Sanitária está realizando aplicação de fumacê na cidade. A ação ocorre após o registro de três casos suspeitos de dengue nesta semana, e também devido a quantidade de larvas do mosquito aedes aegypti no município.
De acordo com o Diretor de Vigilância Sanitária, Marcelo Rachelle “mesmo com a aplicação do fumacê a população deve ajudar no combate a dengue. Os moradores precisam se conscientizar que esta é uma luta de todos” e acrescentou “até porque o fumacê só mata os mosquitos adultos, por isso os cidadãos devem fazer a limpeza de seus terrenos, recolher todo tipo de material que possa acumular água, pois esta é a única forma de evitarmos a dengue” disse.
É recomendável que com a chegada do fumacê a população tome alguns cuidados, como cobrir alimentos expostos à mesa e abrir portas e janelas das casas. O ar deve circular dentro das residências para que o inseticida elimine o maior número de mosquitos.
A Vigilância ainda destaca que o inseticida não é prejudicial à saúde humana, mas pode causar reações de irritação em pessoas alérgicas ou muito sensíveis a produtos químicos. Por isso, alérgicos, idosos e crianças devem ficar distantes do contato direto com o fumacê.
Brasil
Nesta semana o ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou que há 340 municípios brasileiros em situação de risco de surto dengue e outros 877 estão em situação de alerta para novas infecções.
Segundo o governo, até 7 de março foram registrados 224,1 mil casos da doença no país, aumento de 162% em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa foi feita com base em 1.844 cidades que se voluntariaram a participar da coleta.
Paraná
No Paraná, de acordo com boletim divulgado também nesta semana, de agosto de 2014 até agora foram confirmados 1.798 casos e duas mortes por dengue em todo o Estado.
Sudoeste
Na região sudoeste, nos 27 municípios da 8ª Regional de Saúde, até esta semana já havia mais de 200 casos suspeitos sendo investigados e 07 já foram confirmados.