Assessoria - A Primeira Dama de Boa Esperança do Iguaçu Odilmara Terezinha Dreves Freitas, Pedagoga por formação, foi convidada e participou entre os dias 26 á 30 de janeiro de 2015 do Congresso Internacional de Pedagogia realizado em Havana, Capital de Cuba.
Participaram do Congresso Dra Marta Chaves da Universidade Estadual de Maringá e a Pedagoga a 1ª Dama Odilmara Terezinha Dreves Freitas que juntas apresentaram em Havana a sistematização de estudos e reflexões afetas a Formação de Professores no Estado do Paraná.
Durante a apresentação foram feitas ponderações sobre a exímia proposta de formação dos educadores dos Municípios no Paraná com ênfase ao trabalho que vem sendo realizado com a Capacitação Permanente de Educadores em Boa Esperança do Iguaçu.
Durante o Congresso de Pedagogia outros brasileiros convidados juntamente com as convidadas aqui citadas representavam também no evento o Brasil como a Dra Laura M. C. Calejon da USP de São Paulo.
O Seminário é organizado pelo Ministério de Educação da República de Cuba e aconteceu no Palácio das Convenções de Havana, patrocinado pelas organizações regionais e internacionais ligadas à educação.
Este novo encontro, convida-lhes, como sempre, à unidade dos docentes, e é um elemento fulcral para continuarmos impulsionando a integração entre os nossos países, na troca de experiências, poupar forças e esforços em prol de virar numa realidade os objetivos acordados nas conferências regionais, por exemplo: a cooperação solidária na nossa luta por um mundo melhor. Conforme relatou Dra Ena Elsa Velázquez Cobiella Ministra de Educação de Cuba e Presidente do Comitê Organizador.
Que disse ainda que a complexidade do mundo atual, com as suas agudas contradições econômicas e sociais, o desenvolvimento célere que alcançou a ciência e a técnica, a luta pela erradicação do analfabetismo como passo inicial para conseguirmos o acesso universal a uma educação de qualidade e sem exclusão, constituem as premissas indispensáveis a serem levadas em conta na procura de vias que originem o desenvolvimento sustentável nos nossos países.
Neste sentido, a educação deve desempenhar um papel principal, que precisa da proposta de estratégias e abordagens realmente integradoras e humanistas, como ferramentas benfeitoras para compreender melhor o mundo de hoje, perante os desafios que encaram os povos neste século.
Com estas premissas, foram convidados os maestros, professores, educadores, pesquisadores e dirigentes da região para participarem no Congresso Pedagogia 2015. O seu objetivo cumprir-se-á, na altura em que seja conseguido uma ampla troca de experiências que origine a conquista de uma educação de qualidade para todos durante a vida toda, por meio da cooperação solidária na formação cidadã, o respeito pela diversidade cultural, a identidade nacional e na formação de gerações fornecedoras dos valores humanos mais altos, universalmente aceitados.
PATROCINADORES
Além do apoio na realização o Congresso Mundial de Pedagogia tem como patrocinadores:
- Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco);
- Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);
- Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI);
- Associação de Educadores da América Latina e o Caribe (Aelac);
- Associação da Televisão Ibero-americana (ATEI);
- Escritório Regional de Cultura para América Latina e o Caribe (Orcalc / Havana);
- Concelho de Educação de Adultos da América Latina (Ceaal);
-Confederação de Educadores da América (CEA).
TEMAIS GERAIS
1 Formação dos valores e da educação cidadã.
2 A escola, o maestro e seu desempenho profissional.
3 Formação inicial e permanente de educadores.
4 Educação cientista perante os desafios atuais.
5 As tecnologias da Informação e as Comunicações na educação.
6 Estudos relativos à educação da qualidade da educação.
7 Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável e a prevenção dos desastres.
8 Cultura, educação e sociedade.
9 A educação física, os desportes e a saúde nas instituições educativas.
10 Atendimento integral à infância e a adolescência.
11 Direção do processo de ensino-aprendizado.
12 Formação vocacional, de trabalho e orientação profissional, segundo as procuras sociais.
13 Contributos das ciências no desenvolvimento da prática educativa.
14 Integração escola-família-comunidade.
15 Alfabetização e educação de jovens e adultos.
16 Pensamento de José Martí e de Fidel Castro na obra educacional cubana.
17 Pensamento educativo latino-americano.
Cada um dos temas principais era conformado pelas diversas linhas temáticas que se foram debatidas nos simpósios e foros e eram tratadas nos cursos desenvolvidos pelos docentes e pesquisadores de alto nível profissional e de experiência.
Os simpósios foram organizados por meio de conferências, mesas redondas, painéis, exposições orais e cartazes como formas de integração do conteúdo dos temas fundamentais e para a criação do debate científico.
As sessões de debate foram as formas nas quais foram apresentados os trabalhos. Nelas os delegados, através da sua intervenção e participação, comunicavam de maneira sucinta os principais resultados científicos de seu trabalho fundamental de apresentação dos trabalhos a serem debatidos.
O programa científico envolveu visitas especializadas aos estabelecimentos de educação e às instituições cientificas e culturais de Havana e, conjuntamente, uma exposição no lobby principal do Palácio das Convenções local onde também foram expostos os Projetos do Paraná, de Boa Esperança do Iguaçu e do Brasil.