Assessoria - A Secretaria Municipal de Educação e Ministério da Educação dão seqüência à formação continuada para os professores alfabetizadores deste município, a formação é parte integrante do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, aderido pelo município em 2013, com o objetivo de alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade.
A primeira etapa aconteceu ano passado onde os professores alfabetizadores puderam se aprofundar nos conhecimentos de Língua Portuguesa, os quais foram aplicados em sala de aula. Neste ano o foco é a Alfabetização Matemática com carga horária de 80 horas, mas também haverá uma complementação de 40 horas em Língua Portuguesa, portanto 120 horas de curso no ano. Os encontros acontecem nas quartas feiras à noite na Escola Teotônio Vilela conforme cronograma estipulado pela Universidade parceira da formação (UFPR – Universidade Federal do Paraná) com sede em Curitiba.
Estiveram presentes na abertura deste encontro, a secretária de Educação Sandra Ceresoli Grahl, Coordenadora do Programa no município Janildes Sueli Metz Machado, Orientadora de Estudos Marilene Urbano da Rosa e os 19 professores alfabetizadores inscritos neste ano. Tanto a coordenadora do programa como a secretária de educação enfatizaram a importância do programa na educação da rede municipal e a expectativa da administração de que o programa atinja o objetivo “a melhoria da qualidade de ensino no município”, também lembraram aos presentes o grande compromisso que o grupo tem em fazer com que isto se efetive.