“Por tua benção Senhor, permita que sempre honremos a vida e a criação divina com nossas ações ao volante".
Essa oração acompanha a vida de todo motorista. E por acreditar e agradecer nas bênçãos que São Cristóvão sempre derramou sobre essa importante categoria, a GUARDA DE SÃO CRISTÓVÃO do nosso município foi fundada.
De início uma bela ideia, uma intenção. O ano era de 1968 quando os senhores Idanir Canello (in memória), Olivio Maria, João Maria (in memória), Adalto Colombo dentre outros tornaram esse sonho real. Assim nasceu uma história que desde os primórdios sempre teve como objetivo trabalhar e servir com respeito, honra e dedicação.
No início dentre os vários serviços prestados à sociedade lontrense, a Guarda também era responsável pela FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO que acontecia anualmente em um trabalho conjunto com a Igreja Matriz. Muitos ainda lembram com carinho dessas grandiosas festas e grandes bingos organizados pelo senhor Severino Maria (in memória) e demais membros, que tinha como local justamente esse espaço onde foi colocada a imagem.
Alguns desafios fizeram com que a Guarda ficasse desativada por um tempo. Mesmo desativada ela era sempre lembrada com carinho e gratidão pelos feitos prestados até então.
E um novo sonho começou a ser gestado. E sob o olhar atento de alguns filhos dos pioneiros e com a orientação do Padre Nelson, pároco da época e discussão começou a tomar corpo. Inicialmente se pensava em prestar homenagem aos antigos membros ou familiares da guarda na festa em honra a Nossa Senhora Aparecida. A ideia foi tão abençoada que a GUARDA DE SÃO CRISTÓVÃO renasceu.
E logo, com seu renascimento, ela demonstrou a que veio.
Passou a ser presença marcante nas programações da Igreja, sendo seu foco maior, bem como a servir a toda sociedade em datas comemorativas do município e prestando um exemplar serviço as pessoas nos momentos de dor, onde se despendem de seus entes queridos. E hoje dentre as belezas deste movimento é que o mesmo é composto por inúmeros filhos de guardas pioneiros.
Na atualidade a GUARDA DE SÃO CRISTÓVÃO se destaca na cidade. Ela é motivo de orgulho para cada membro participante bem como para seus familiares que não medem esforços para colaborar e participar sendo que carinhosamente se sentem FAMÍLIA DA GUARDA DE SÃO CRISTÓVÃO.
Por estar sempre a serviço dos que nela necessitam a GUARDA DE SÃO CRISTÓVÃO espera contar com novos membros, lembrando que o único quesito exigido para compor essa guarda, é ser uma pessoa do bem e estar disposto a servir.
Por tudo isso, se considera a data do dia 13 de dezembro como um marco a ser lembrado pelas gerações. Com o empenho dos atuais 31 membros e em especial do Presidente Leandro Paludo, SÃO CRISTÓVÃO retorna ao seu local de origem. Toda reverência e gratidão aos que se empenharam para que mais essa página fosse escrita com sucesso.
Desejando que este local seja um espaço de fé e de bênção para todos os motoristas.
FONTE | FOTO: GUARDA DE SÃO CRISTÓVÃO