Assessoria - As atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC foram retomadas na última semana no município de Ampére. O trabalho, que iniciou em 2013, continuará durante todo o ano de 2014. O objetivo do programa é garantir a alfabetização e letramento a todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental, ou seja, até os oito anos de idade.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um projeto do governo federal em parceria com os estados e municípios. A cidade de Ampére aderiu ao PNAIC no ano de 2012. A partir deste momento, iniciou- se o processo de formação para realização dos trabalhos no município. Em 2013, as atividades tiveram duração de 120 horas, distribuídas em 20 encontros. Neste ano, a carga horária será de 160 horas, com ênfase em Matemática. “No ano passado, a disciplina principal foi a Língua Portuguesa. Agora em 2014, serão 120 horas de Matemática e 40 de Língua Portuguesa”, explica Eliane Barbieri, orientadora de estudos do programa.
O trabalho é realizado com 33 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Devido ao aumento do número de turmas de 1º ao 3º ano, tornou-se necessário neste ano a inclusão de mais uma orientadora de estudos. O programa conta agora com três profissionais. “Por conta do aumento do número de turmas de alfabetização, neste ano a professora Edna Pavellegini também trabalhará conosco no programa”, diz Tanecler Schneider que atua como Coordenadora Local do PNAIC.
O intuito das atividades deste ano é repetir o êxito obtido no ano passado. “Nosso objetivo é conseguirmos o mesmo sucesso do ano passado e avançarmos ainda mais. Os professores são muito comprometidos, o que torna notória a evolução na aprendizagem dos alunos”, comenta Tanecler.
Todas as atividades produzidas durante o ano serão apresentadas no Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC que será realizado em novembro.