O Salto Vermelho Futsal conquistou o título da Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal. Foi na noite de sábado, 13, contra o Siqueira Campos, na casa do adversário.
No jogo de ida o time lontrense havia vencido por 5 a 2 no Ginásio Vermelhão. No jogo da volta, perdeu por 5 a 1 no tempo normal, no Ginásio Railinão. Com uma vitória pra cada lado, a decisão foi pra prorrogação, e no tempo extra o Salto venceu por 2 a 0, conquistando a taça inédita, afinal, este foi o primeiro ano em que a equipe disputou a Série Bronze.
O Jogo
Empurrado por um grande número de torcedores que lotou o Ginásio Raulinão, o Siqueira Campos foi pra cima do Salto e logo no início do jogo abriu o placar com Costelinha. Porém, minutos depois o Salto empatou. Alan Cris cobrou falta na ala esquerda, chutou rasteiro e Leite apareceu livre dentro da área pra empurrar a bola para a rede.
Apesar de sofrer o gol, o time da casa continuou atacando e numa bela cobrança de falta, o camisa 10 Costelinha marcou o segundo. Minutos depois em jogada individual pela ala esquerda Rhailan driblou o adversário e bateu cruzado fazendo o terceiro. O Salto chegou a criar algumas chances de gol, mas parou nas belas defesas do goleiro Jaca.
No segundo tempo o Salto voltou determinado a buscar o empate, resultado que lhe daria o título. O time lontrense dominava o jogo e criava inúmeras chances de gol, mas o goleiro Jaca estava numa noite inspirada e não deixava a bola entrar. Numa cobrança errada de escanteio o fixo Foca saiu em velocidade no contra ataque e chutou forte na saída do goleiro Nando, fazendo o quarto gol do Siqueira Campos. Faltando pouco mais de cinco minutos para terminar o jogo, o técnico Mauro passou a usar o goleiro linha na equipe do Salto. O time continuava atacando e criando várias oportunidades, contudo, não conseguia marcar. Já no final do confronto, após cobrança de escanteio Alessandro chutou de primeira, a bola tocou nas duas traves e entrou, dando números finais: 5 a 1 para o Siqueira Campos, resultado que levou a decisão para a prorrogação. A partir daí o empate favorecia os donos da casa.
Prorrogação
Logo no início do tempo extra o goleiro Paninho, que havia entrado no lugar de Nando (saiu machucado), lançou a bola para o ataque, Leite desviou de cabeça e marcou o gol do Salto. O Siqueira Campos foi pra cima em busca da igualdade, mas num belo contra ataque, depois de passe feito por Pretinho, o ala Jardel carregou a bola pela esquerda e tocou na saída do goleiro, fazendo o segundo gol do Salto. Os pouco mais de 20 torcedores da equipe do sudoeste que estavam no Ginásio Raulinão foram à loucura.
Na etapa complementar da prorrogação o Siquera Campos voltou pro tudo ou nada e logo no início criou algumas oportunidades de gol que pararam nas mãos do goleiro Paninho. Em seguida o Salto teve o fixo Jucá expulso e ficou momentaneamente com quatro jogadores em quadra. Foi aí que brilhou ainda mais a estrela de Paninho. Ele fez várias defesas evitando o gol do Siqueira Campos. Já nos minutos finais o técnico Marquinhos colocou o goleiro Lucas para atuar na linha, mas não surtiu efeito. O Salto marcou bem e garantiu a vitória por 2 a 0 na prorrogação, resultado que lhe deu o título inédito do Campeonato Paranaense de Futsal – Série Bronze – edição 2014.
Festa na quadra
Depois do apito final, os poucos torcedores que estavam no Ginásio Raulinão invadiram a quadra e foram comemorar com o time. Dentre eles, o Prefeito Maurício Baú, Vice-Prefeito Fernando Cadore, o Presidente do time, vereador Marcos Koerig, vice-presidente da equipe, Ivonei Garcia (Dispesinha) vereadores Ladair Casanova Cavilha (Sócrates) e Clair Bertoncélli.
De acordo com o Prefeito Maurício Baú foi um momento especial. “Toda a nossa população está de parabéns por esta conquista. Foi um jogo difícil, mas no final podemos comemorar” e agradeceu “obrigado a todos que de uma forma ou outra colaboraram para que a nossa equipe conquistasse este campeonato estadual” concluiu.
O Vice-Prefeito Fernando Cadore também enalteceu a conquista. “É algo para ser muito comemorado, afinal, foi uma partida muito disputada. O nosso time e toda a população estão de parabéns, vamos comemorar”.
O Diretor do Departamento de Esportes, Paulo Cesar Brustolin disse que foi a vitória da superação. “Vencemos o jogo de ida em casa por 5 a 2, mas sabíamos que a volta seria complicada, e realmente foi. O Siqueira Campos atuou muito bem no tempo normal, mas o técnico Mauro soube armar a nossa equipe na prorrogação e graças a Deus fomos felizes. Os nossos jogadores não se entregaram em nenhum momento, souberam manter a tranqüilidade e agora é só comemorar” finalizou.
O Presidente do time do Salto, Marcos Koerig dedicou este título à população. “É para o povo de Salto do Lontra, que tanto torceu e contribuiu com a nossa equipe. Obrigado a todos os munícipes, também aos patrocinadores, à Administração Municipal, prefeito Maurício Baú e vice-prefeito Fernando Cadore, aos vereadores, aos jogadores, comissão técnica e enfim, cada um que nos ajudou nesta empreitada” disse.
O auxiliar técnico Tonhão que comandou o time na primeira fase também demonstrou sua alegria. “Este é um momento especial. Estamos muito contentes com o título, pois sabemos o quanto foi difícil chegar até aqui. Parabéns a todos” frisou.
O técnico Mauro também destacou esta conquista. “Pessoalmente queria muito ganhar este título. Foi um campeonato disputadíssimo e a final ainda mais emocionante. Felizmente conseguimos sair vitoriosos diante de uma grande equipe que é o Siqueira Campos” e agradeceu “obrigado a todos que nos ajudaram, pois trata-se de um grupo, muitas pessoas envolvidas, junto claro com a população, e o resultado desta união é a taça do campeonato”. A Diretoria do Salto teve como Presidente Marcos Koerig, Vice-Presidente Ivonei Garcia (Dispesinha), Tesoureiros Vanderlei Franz (Tininho) e Cleomar Martins. Demais membros: Flavio Boligon, Emerson (Pelé), Arnaldo Fiss (Tinho), Fernando Cadore e Valdecir Baldessar.
Colaboradores que trabalharam na bilheteria durante todo o campeonato: José Luiz Daros (Juca), Alair Duarte, Itacir Ferrari, Rodi Oening e esposas.
Festa na chegada dos jogadores
Os jogadores chegaram em Salto do Lontra na manhã de domingo, 14, pouco antes do meio dia e desfilaram em carro aberto (no caminhão da Defesa Civil) pelo centro da cidade. Dezenas de veículos fizeram uma carreata para comemorar o título.
Cobertura das Rádios
Durante todo o campeonato o torcedor do Salto Vermelho Futsal teve a oportunidade de acompanhar todos os jogos da equipe pelas Rádios Independência AM e Tropical Sul FM. Ademir Trombini (narrador), Wesley Hoinatz (repórter), Ciso (comentarista) e Marciano Moscon (central técnica) transmitiram todos os jogos do time campeão.
Ficha Técnica da Final
Salto Vermelho Futsal: Nando, Paninho e Maninho; Juninho, Alan Cris, Thiaguinho, Tiago Magi, Mudo, Jucá (expulso), Jardel (gol), Pretinho, Gali, Leite (dois gols) e Carlinhos. Técnico: Mauro, auxiliar técnico: Tonhão.
Siqueira Campos: Jaca, Lucas e Vitinho; Alessandro (gol), Foca (gol), Kliver, Baiano, Costelinha (dois gols), Lukinha, Joe, Aguinaldo, Gedson, Rhailan (gol), João Paulo e Zé Roberto. Técnico: Marquinhos.
Arbitragem: Flávio Marques e Carlos Frederico Scalassaro.
Anotador: Nelson Depetris Junior.
Cronometrista: Patrick Alberto Lipski.
Representante da FPDS: Osmar Saydelles.
Vaga na Prata
No próximo ano o Salto deverá disputar a Série Prata do Paranaense de Futsal. Também conquistaram o acesso o vice-campeão da Bronze, Siqueira Campos e os outros dois semifinlistas: Irati e Toledo.