A 8ª Regional de Saúde promoveu capacitação sobre o Programa de Combate ao Tabagismo. O treinamento aconteceu na última terça-feira, 15, em Francisco Beltrão.

 

Na oportunidade, foram discutidas ações de controle do tabagismo e promoção à saúde, com a participação de profissionais da Atenção Primária à Saúde dos 27 municípios de abrangência Regional, reunindo enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, médicos e psicólogos.

 

A promoção da saúde é uma das estratégias do setor para buscar a melhoria da qualidade de vida da população, devendo considerar os determinantes sociais da saúde e de que maneira estes causam impacto na vida das pessoas.

 

Os determinantes sociais são fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos, comportamentais e ambientais que influenciam o processo saúde-doença. Nessa perspectiva, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo desenvolve três ações centrais voltadas para a prevenção da iniciação, o tratamento do tabagismo e para a promoção de ambientes livres de tabaco. As ações acontecem em todos os municípios em forma de grupos.

 

Tendo em vista a promoção da saúde da população o Instituto Nacional do Câncer (Inca), desenvolve estratégias voltadas para os diferentes público-alvo: crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres, dentre outros.

 

Neste treinamento realizado em Beltrão foram abordados assuntos relacionados ao grupo de tabagismo, complicações em pacientes cirúrgicos e gestantes, medidas sanitárias e legislação de ambientes livres do tabaco, fármacos e estratégias de trabalho em grupo na Atenção Primária à Saúde.



FONTE | FOTO: Jornal de Beltrão / Assessoria