Assessoria - As professoras pesquisadoras, Rosangela Martins Carrara, Clenir Terezinha Corá e Josiane Correa, da Faculdade de Ampére-FAMPER, tiveram aprovado pelo Comitê Acadêmico-Científico Internacional, em 30/09/2014, o artigo sobre As Políticas Públicas e o Currículo de Formação do Professor de Artes na Modalidade a Distância.
O artigo apresentado tratou de uma análise das políticas públicas que regulam e normatizam a formação de professores no Brasil, específicamente, a formação de professores de artes na modalidade a distancia, com foco na organização curricular dessa formação. Como resultado dessa análise as pesquisadoras encontram firmado um currículo na modalidade presencial baseado em conteúdos sequenciais, centrados no tripé professor/aluno/escola e na modalidade a distancia um currículo flexível, centrado no tripé aluno/sociedade/tecnologia.
O XXII Seminário de Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL está concebido dentro da problemática geral do projeto intitulado “A formação de professores para o MERCOSUL/CONE SUL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela) princípios, objetivos e modalidades, perspectivas de uma formação básica, comum, geral”, fundado em agosto de 1993, com sede na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS no qual participam professores pesquisadores dos sete países mencionados.
Os vinte e dois anos de existência refletida em vida intelectual, amizade, fraternidade, respeito, cooperação e sentimentos coletivos, além do interesse individual, de grupo, de nação, antecipam a possibilidade de intercambiar ideias no XXII Seminário Internacional de Investigação sobre a Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL, com a temática central: Formação do Professor como Pesquisador da/para América Latina: Augusto Nibaldo Silva Triviños, realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no período de 03 a 07 de novembro de 2014.
A realização do XXI Seminário, organizado pelo Grupo brasileiro, permitiu um profícuo debate sobre as pesquisas efetuadas, uma integração dos projetos sobre a Formação do Professor como Pesquisador, apresentação de proposições, especialmente, para os sistemas educacionais do MERCOSUL/CONE SUL, além de divulgação e organização de uma publicação em forma de Anais e outra de livro dos artigos apresentados.
E é nesse cenário que as professoras pesquisadoras do grupo brasileiro, Rosangela Martins Carrara, Clenir Terezinha Corá e Josiane Correa, da Faculdade de Ampére - FAMPER apresentaram seu artigo.