Assessoria - As professoras pesquisadoras, Rosangela Martins Carrara, Clenir Terezinha Corá e Josiane Correa, da Faculdade de Ampére-FAMPER, tiveram aprovado pelo Comitê Acadêmico-Científico Internacional, em 30/09/2014, o artigo sobre As Políticas Públicas e o Currículo de Formação do Professor de Artes na Modalidade a Distância.
O artigo apresentado tratou de uma análise das políticas públicas que regulam e normatizam a formação de professores no Brasil, específicamente, a formação de professores de artes na modalidade a distancia, com foco na organização curricular dessa formação. Como resultado dessa análise as pesquisadoras encontram firmado um currículo na modalidade presencial baseado em conteúdos sequenciais, centrados no tripé professor/aluno/escola e na modalidade a distancia um currículo flexível, centrado no tripé aluno/sociedade/tecnologia.
O XXII Seminário de Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL está concebido dentro da problemática geral do projeto intitulado A formação de professores para o MERCOSUL/CONE SUL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela) princípios, objetivos e modalidades, perspectivas de uma formação básica, comum, geral, fundado em agosto de 1993, com sede na Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS no qual participam professores pesquisadores dos sete países mencionados.
Os vinte e dois anos de existência refletida em vida intelectual, amizade, fraternidade, respeito, cooperação e sentimentos coletivos, além do interesse individual, de grupo, de nação, antecipam a possibilidade de intercambiar ideias no XXII Seminário Internacional de Investigação sobre a Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL, com a temática central: Formação do Professor como Pesquisador da/para América Latina: Augusto Nibaldo Silva Triviños, realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no período de 03 a 07 de novembro de 2014.
A realização do XXI Seminário, organizado pelo Grupo brasileiro, permitiu um profícuo debate sobre as pesquisas efetuadas, uma integração dos projetos sobre a Formação do Professor como Pesquisador, apresentação de proposições, especialmente, para os sistemas educacionais do MERCOSUL/CONE SUL, além de divulgação e organização de uma publicação em forma de Anais e outra de livro dos artigos apresentados.
E é nesse cenário que as professoras pesquisadoras do grupo brasileiro, Rosangela Martins Carrara, Clenir Terezinha Corá e Josiane Correa, da Faculdade de Ampére - FAMPER apresentaram seu artigo.