Na foto a Secretária de Saúde de Salto do Lontra, Elaine Gonçalves.

A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra iniciou nesta segunda-feira, 27, mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite. De acordo com a pasta, crianças menores de cinco anos devem se vacinar. A campanha vai até 14 de junho.

 

O esquema vacinal para crianças menores de um ano prevê três doses injetáveis - aos dois, quatro e seis meses.

 

Já as crianças de um a quatro anos que estiverem com este esquema vacinal completo devem receber a dose oral da vacina (a chamada gotinha).

 

A Secretária de Saúde, Elaine Gonçalves destaca a importância desta campanha. “A vacinação contra a poliomielite é muito importante para mantermos o país livre da paralisia infantil. Por isso, pedimos aos pais ou responsáveis que levem as crianças para tomar a vacina e lembramos ainda que estejam munidos da carteirinha de vacinação para que possa estar sendo conferida e se necessário atualizada” finalizou.

 

A vacinação contra a poliomielite ocorre na sala de vacinas na Unidade de Saúde do Bairro Colina Verde. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00.

 

O Dia D da campanha será sábado, 08 de junho, das 08h00 às 12h00 também na Unidade de Saúde do Bairro Colina Verde.

 

VACINA DA GRIPE

A Secretária Elaine Gonçalves lembrou ainda que a campanha de vacinação contra a gripe continua, enquanto houverem doses disponíveis. “Exatamente. Ainda temos certa quantidade de doses e reforçamos à nossa população que a vacina contra a influenza é muito importante, principalmente nesta época do ano em que as temperaturas começam a cair” e acrescentou “lembramos que as doses estão disponíveis para todas as pessoas de seis meses de idade acima, ou seja, para praticamente toda a população” finalizou.

 

A vacinação contra a gripe também ocorre de segunda a sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00, na sala de vacinas na Unidade de Saúde do Bairro Colina Verde.

 

As vacinas contra a Influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas para toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes.

 

Neste ano, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato pelo telefone 3538-1779 ou 9-9136-2376.



FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra