Assessoria - A parceria com o Nova Prata Clube de Campo (Piscina) e a Administração Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social proporcionará a aproximadamente 25 idosos o projeto de hidroginástica na piscina do clube.
As aulas deste projeto piloto serão ministradas duas vezes por semana pelo professor de educação física Ademir Boligon, nas terças-feiras e quintas-feiras, das 10h às 11h da manhã. A Administração Municipal irá locomover os alunos até o clube e liberar o profissional para desenvolver as aulas. O clube “Piscina” irá disponibilizar as estruturas físicas da piscina para a realização das aulas.
O presidente do Nova Prata Clube de Campo (Piscina), Elderson Lira, comenta mais detalhes da parceria, “esta nova direção tem uma visão diferenciada, ela entende que as parcerias e a implantação de projetos sociais são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
A escolha deste grupo foi realizado, devido eles (alunos) já estarem a vários anos fazendo atividades físicas no campo do Pratense, como caminhadas e alongamentos.
Os alunos irão realizar os exames (como os demais sócios) antes de frequentar a primeira aula, quinta-feira, 04 de dezembro. A contrapartida dos idosos será apenas uma taxa de R$ 15,00 por aluno, a qual será revertida ao clube para custear parte da compra de produtos para o tratamento da água.
Com este projeto, os sócios do clube serão contemplados com aulas gratuitamente toda a semana, ainda a ser marcado.
BENEFICIOS
A hidroginástica é amplamente recomendada a todas as idades, e em especial ha idosos pelos seus diversos benefícios para a saúde nos seus componentes físico, mental e social. Um dos principais fatores relaciona-se ao fato de ela promover benefícios físicos importantes para a manutenção da autonomia e independência funcional nessa faixa etária, que é um momento da vida no qual ocorre uma perda significativa de força muscular, massa muscular, massa óssea e condicionamento cardiorrespiratório. Além disso, é uma atividade que pode ser realizada com um impacto reduzido quando comparada a outras atividades, que é importante para os indivíduos que apresentam problemas e limitações ortopédicos tão comuns nessa idade. Associado a isso, pelas características da água, muitos indivíduos conseguem realizar exercícios na hidroginástica que seriam incapazes de realizar no solo. Outra característica associada ao envelhecimento são os problemas cardiovasculares, e diversos estudos têm demonstrado que essa modalidade apresenta uma menor sobrecarga cardiovascular comparada aos exercícios no solo e pode trazer inúmeros benefícios. Por fim, nessa faixa etária, os idosos se beneficiam desse tipo de atividade por ser realizada em grupo e criar um círculo de amizades que melhora a vida social dos praticantes.