Assessoria - Após o reconhecimento do decreto de situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional devido à chuva de granizo que atingiu o município de Ampére no início deste mês, a Prefeitura em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil COMPDEC e Caixa Econômica Federal iniciou o cadastramento para saque do FGTS dos trabalhadores atingidos pelo desastre. De acordo com o governo federal, é direito do cidadão sacar o saldo de suas contas vinculadas do FGTS até o limite de R$ 6,22 mil em casos de situação de emergência ou estado de calamidade pública.
O trabalhou iniciou na semana passada e foi finalizado na última terça-feira, 25. No total, 622 trabalhadores realizaram o cadastro. Os documentos exigidos foram CPF, RG, Comprovante de Residência, Carteira de Trabalho e fotos dos estragos da residência. Nestes seis dias de trabalho, o grande volume de interessados em fazer o cadastro era constante, afirma a diretora de operações do COMPDEC, Sonia Lazzarotto. Nossa Senhora das Graças (138), São Francisco (136) e Uassari (85) foram os bairros que tiveram mais moradores interessados em resgatar o fundo de garantia.
A partir de agora, o COMPDEC realiza a inclusão dos dados em um sistema que identifica o local de cada residência. Ao longo desta semana vamos cadastrar os dados em um sistema disponibilizado pela Caixa que, a partir dai, assume a continuidade do processo, informa Sonia.
Funcionários da Prefeitura Municipal auxiliam o COMPDEC desde o início da realização do trabalho. Queremos agradecer ao Prefeito Hélio Alves e a toda a sua equipe que vem nos auxiliando desde a noite que o nosso município foi atingido pelos granizos. Sem esse apoio, certamente não teríamos os resultados positivos que obtivemos até agora, diz o Comandante do Corpo de Bombeiros, Adelar Demarco.
Os moradores que solicitaram o saque devem-se dirigir à Caixa Econômica Federal após o dia 10 de dezembro para verificar o andamento de seus processos.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
A situação de emergência do município de Ampére foi reconhecida no dia 12 de novembro por meio da Portaria Nº 304, de 11 de novembro de 2014, do Ministério da Integração Nacional.