Uma nuvem estilo funil assustou os moradores de Salgado Filho na manhã desta quarta-feira, 17. O vídeo do fenômeno viralizou nas redes sociais e muitos internautas chegaram a cogitar que se tratava de um tornado.
No entanto, o meteorologista Piter Scheuer explicou que não se tratava de um tornado e sim de uma nuvem do tipo “escudo”. “Essas nuvens são formadas quando a corrente ascendente quente e úmida fica elevada à superfície terrestre”, disse Scheuer. “Para verificar se fosse tornado teria que ter rotação e nesse caso não tem. Ela é uma nuvem estática e se move lentamente, um tornado teria raio, granizo juntos e velocidade muito maior.”
A nuvem foi registrada por moradores da cidade por volta das 10h da manhã. O fenômeno durou cerca de 10 minutos e não causou danos.
O meteorologista ainda explicou que a nuvem foi formada devido a uma linha de instabilidade que avançou entre o noroeste gaúcho, oeste catarinense e sudoeste paranaense. “Essa linha de instabilidade é formada quando há uma diferença de temperatura entre o ar quente e úmido e o ar frio e seco”, disse Scheuer. “Isso pode causar a formação de nuvens de tempestade, como a nuvem escudo.”
FONTE: Jornal de Beltrão | FOTO: Reprodução/Redes Sociais