As fortes chuvas que atingiram toda a região trouxeram danos para Nova Esperança do Sudoeste. Nas primeiras horas do sábado, 28, os níveis de água do Rio Lontra e dos córregos São Pedro e São João, que cortam a cidade, transbordaram e causaram alagamento.

 

Foram registradas invasões de água danificando casas e comércios no Centro da cidade, nas Avenidas Vereador Guilherme Leandro, Teodoro Locks, Paulo Bonetti além de danos no Loteamento Araújo, Linha Braço Esquerdo do Rio Gavião e Linha Tomaz. No interior do município, a enxurrada danificou estradas, pontes, bueiros além de lavouras.

 

Prontamente a Administração Municipal se mobilizou com os departamentos municipais e servidores para atender as famílias atingidas. Foram utilizados maquinários do Departamento de Viação para desobstrução de vias e bueiros.

 

Neste domingo o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou levantamento em parte do município, onde foram constatados danos totais e parciais em trinta bueiros e cinco pontes. Em algumas localidades não foi possível detectar os danos, devido ao tempo e em alguns lugares os níveis de água ainda não haviam baixados.

 

Após a trégua da chuva neste domingo, a Administração Municipal através dos Departamentos de Viação e de Obras já iniciaram o trabalho de reconstrução da ponte da Linha Luquini na Comunidade de Novo Horizonte, o qual foi finalizado no final da tarde.

 

Os Departamentos de Assistência Social, Saúde e Agricultura estão fazendo os levantamentos dos estragos para a defesa civil, bem como dos prejuízos da agricultura e pecuária no interior e cidades.

 

O Departamento de Assistência Social através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está realizando a Campanha de ajuda às famílias atingidas. Estão sendo solicitadas roupas, cobertores, colchões, roupas de cama, móveis e eletrodomésticos. As doações podem ser entregues das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 nas dependências do CRAS. Mais informações através do telefone/WhatsApp 46 92001 7832.

 

O Departamento de Educação informou nesta segunda-feira, 30, que as aulas na rede municipal de ensino estão ocorrendo normalmente, mas salientou que o envio dos alunos para as escolas fica a critério dos pais ou responsáveis. Os alunos que não puderem se fazer presente terão as faltas justificadas.

 

Para o munícipe que precisar de ajuda a Administração Municipal disponibilizou os telefones 46 98411-2944 e 46 3546-1144.



FONTE E FOTOS: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E WEB RÁDIO NOVA ESPERANÇA / BONI COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA