A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) comemora 41 anos de fundação nesta sexta-feira, 9 de junho. Fundada para reunir as entidades empresariais do movimento associativista, a Cacispar sempre levantou bandeiras e encampou projetos que visassem o desenvolvimento econômico e social da região.
Na atual gestão da Coordenadoria, Edilberto Minski, empresário de Dois Vizinhos, é o presidente e definiu o slogan “Somos Sudoeste” para o biênio 2023-24. “Fazer parte da Cacispar é ter a certeza de que a união de forças é capaz de construir novos capítulos e buscar soluções que atendam às principais demandas da classe empresarial”, declara.
Para Minski, a trajetória da Cacispar sempre esteve pautada em representar a classe empresarial, desenvolver e fortalecer as associações empresariais e defender pautas de desenvolvimento, locais e regionais, estruturantes ou políticas. “Uma de nossas prioridades para estes dois anos é o apoio aos pequenos negócios da região. Outra é levar a cultura da inovação aos empreendedores sudoestinos.”
Para conduzir os novos projetos, a Cacispar fez mudanças importantes nos primeiros meses deste ano. Uma delas foi a mudança de sede, depois de décadas na Rua Florianópolis, em Francisco Beltrão, para uma estrutura recém construída quase ao lado, na Rua Vereador Romeu Lauro Werlang.
Na nova sede, compartilhada em forma de condomínio com a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná e a GarantiCoopSudoeste, a Cacispar conta sala de reuniões capaz de comportar até 40 pessoas, um auditório com capacidade para até 150 pessoas, uma sala menor para reuniões e um ambiente para coworking.
Entre as novas ações, destaque para o Programa de Inovação para Negócios Tradicionais, em cooperação com o Sebrae/PR. A Cacispar também conta com a cooperativa de crédito Cresol como parceira.
O presidente da Cacispar observa que o atual momento é uma demonstração de que a região sudoeste do Paraná tem o associativismo na essência, com a representatividade conquistada ao longo de 41 anos do movimento.
“Estamos colhendo os frutos dos que por aqui passaram e chancelando o compromisso que a Cacispar tem com o fortalecimento do setor empresarial da nossa região. Estamos cientes da responsabilidade desta nova gestão e visamos buscar metodologias de formação aos empresários do Sudoeste, seja em gestão, inovação e rede de contatos”, afirma”.
História
Fundada em 1982, em Pato Branco, a Cacispar teve Moacir Debortoli como primeiro presidente. O empresário ficou à frente da entidade por um ano e, por força estatutária, a entidade teve suas atividades paralisadas no período subseqüente.
As ações da Coordenadoria foram retomadas em 1989, por iniciativa dos diretores das associações empresariais de Barracão, Francisco Beltrão e Realeza. Antonio Leonel Poloni, Vilmar Cordasso e Neivo Tomazini foram as principais lideranças.
Em 1995, o presidente da ACEFB, Glauber Giacobo, assumiu a Cacispar e foi a partir daí que a Coordenadoria adotou a bandeira da defesa dos interesses coletivos da região do Sudoeste do Paraná. Em 21 de junho de 1996, nasceu o Movimento Alerta Sudoeste, marco institucional para a classe empresarial.
Em 1997, a Cacispar coordenou os trabalhos de cadastramento de empreendimentos rurais da região para acesso a serviços de terraplanagem para construção de açudes para pesca como fonte alternativa de renda ao pequeno produtor rural, programa do Governo do Paraná coordenado, na época, pela Codapar.
No ano de 2001, na presidência de Eocídio Biavatti, a Cacispar passou a organizar seu Encontro Anual de Líderes, evento que cresceu em importância e proporção transformando-se na Convenção Empresarial da Cacispar.
A partir de 2003, a Cacispar passou a organizar suas representadas para a adoção coletiva da nova denominação – de ACIs para ACEs, incluindo neste contexto a logomarca oficial da sua federação e o enquadramento estatutário, em consonância com o novo Código Civil e a orientação para uniformizar as eleições na região para os períodos entre maio e julho.
Presidentes da Cacispar
1982 - Presidente fundador, Moacir Debortoli, de Pato Branco.
1990-95 – Neivo Tomazini, de Realeza.
1995-96 – Glauber Giacobo, de Francisco Beltrão
1996-97 – Edson Luiz Campanholo, de Capanema.
1997-98 – Edemar Galleazi, de Pato Branco.
1999-2001 - Eocídio Biavatti, de Francisco Beltrão.
2002-06 - João Penso Neto, de Salto do Lontra.
2006-08 – Alexandre Pirih Pecoits, de Francisco Beltrão.
2008-12 – Luiz Carlos Peretti, de Dois Vizinhos.
2012-13 – Vanderlei Copini, de Planalto.
2013-14 - Lindones Colferai, de Coronel Vivida.
2014-16 - Lindones Colferai, de Coronel Vivida.
2016-18 - Jair dos Santos, de Pato Branco.
2018-20 – Carlos Manfroi, de Pato Branco.
2021-22 - Paulo Sergio Bueno, de Realeza.
2023-24 - Edilberto Minski, de Dois Vizinhos.
FONTE|FOTO: Assessoria/Cacispar