A Declaração Anual do MEI 2023 é uma obrigação essencial para o empreendedor aproveitar os benefícios do MEI e manter seu CNPJ regular. 


A Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual, é o registro de todo o faturamento bruto do microempreendedor durante o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior, neste caso, o ano de 2022.

 

Além disso, o MEI também deve informar se houve a contratação de um funcionário durante o período.

 

O envio da declaração é uma obrigação fiscal do microempreendedor e deve ser feita pelo próprio MEI, até o dia 31 de maio. O microempreendedor que não fizer a Declaração Anual do MEI 2023 dentro do prazo ficará inadimplente com a Receita Federal.  O não cumprimento da obrigação fiscal acarreta uma série de problemas para o MEI e pode levar, inclusive, ao cancelamento do CNPJ. 

 

Pensando em quem tem dúvidas de  como deve fazer a Declaração, o Sebrae promove na próxima semana a semana do MEI.


A agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Joice Moreira Leite explica sobre as atividades dessa semana.


“Dos dias 22 a 26 deste mês de maio, vamos estar atendendo principalmente aos MEIs referente à declaração anual. No dia 23 vai ser realizada uma conferência com  uma consultora do SEBRAE, via um link de participação, que o pessoal pode encontrar no Instagram e no Facebook da Sala do Empreendedor.”, afirmou. 


A Sala do Empreendedor em Salto do Lontra fica localizada na rua  Vereador Idanir Canello, 418, centro, em anexo a Associação Comercial e Empresarial (ACESLO).


Dúvidas podem ser sanadas também pelo telefone (46) 3538-1496.



FONTE: Redação/Rádio Independência | IMAGEM: Sebrae PR