Na última semana, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR, em parceria com o Senar realizou em Salto do Lontra uma capacitação com os agricultores sobre manejo e conservação do solo.

 

O Técnico em Agropecuária do IDR de Salto do Lontra, Mateus Ribeiro,  explica como foi a capacitação.

 

“Estivemos reunidos com 12 produtores falando sobre conservação de solo e manejo, buscando estratégias para manter o solo bem estruturado, com uma fertilidade boa para se ter uma boa produção. Iniciamos com uma parte teórica, onde foram passados os conceitos, quais as causas de um solo degradado, quais os impactos e os prejuízos do produtor pela não conservação do solo. Na sequência foi realizado um planejamento de visitas as propriedades, para fazer um diagnóstico de cada uma delas e orientar o produtor dando algumas dicas para eliminar ou minimizar os impactos de uma degradação de solo”, disse.

 

Mateus ainda comenta sobre a importância da conservação do solo tanto para a parte econômica da propriedade como para a parte ambiental.

 

“A conservação de solo é a base, sempre comentamos que a propriedade do produtor ela gira em torno do solo, então se o produtor perder essa parte ele perdeu a propriedade dele. O produtor pode estar trabalhando com uma atividade e depois de um tempo não achar mais viável, pode ser trabalhado outras atividades. Ele pode trabalhar com pecuária e depois de um tempo no mesmo solo trabalhar com grãos, diferente de uma indústria, que as vezes não dá essa possibilidade, por isso temos uma preocupação muito grande.

 

E também a parte de preservação buscamos sempre conscientizar o produtor que não é só a parte econômica, a parte ambiental também é importante, ele precisa preservar, ter uma renda e que isso seja sustentável, para que as próximas gerações também usufruam disso”, afirmou.

 

O escritório do IDR em Salto do Lontra fica localizado na rua Vereador Idanir Canello, ao lado da Câmara de Vereadores.

 

Para mais informações entre em contato pelo telefone 3538-1017.



FONTE: Redação/Rádio Independência | FOTO: IDR/Salto do Lontra