Assessoria - O município de Ampére, localizado no sudoeste do Estado do Paraná, foi atingido por um temporal de granizo na última quinta-feira, 06. A tempestade, que ocasionou grandes prejuízos na cidade e no interior, ocorreu por volta das 20h10 e durou cerca de 10 minutos. Segundo os últimos dados da Defesa Civil, mais de 2.000 casas foram atingidas e os prejuízos ultrapassam R$ 6 milhões. O Prefeito Helio Alves decretou estado de emergência.
Os danos foram causados nos Bairros Santa Paulina, Nossa Senhora das Graças, Colina Verde, Uassari e São Francisco. Nas comunidades do interior, os prejuízos foram registrados na Linha Manfrin, Linha Biazim, Bom Princípio, Coxilha Rica, Linha São Paulo, Linha Scariot, Linha Balsa, Santa Rita, Alto Alegre e Fonte Bela.
Após o ocorrido, a Defesa Civil do município passou a distribuir lonas para a população. Para atender a grande demanda, foi necessário buscar o material no Corpo de Bombeiros de Realeza, Santo Antônio e de Francisco Beltrão. Cerca de 1000 pessoas retiram a lona que ainda continua sendo entregue. “Imediatamente após o evento, foi montada a base de distribuição no Corpo de Bombeiros que realizou o trabalho ao longo da madrugada e segue durante o todo o dia. Contamos com a ajuda da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e de entidades em geral”, afirma o comandante do Corpo de Bombeiros Municipal, Cabo Demarco.
De acordo com os últimos dados apurados pela Defesa Civil, 750 foram destruídas, 2000 casas foram atingidas e seis mil pessoas foram afetadas. No que se refere ao Poder Público, três postos de saúde, sete instituições de ensino e seis locais públicos de uso comunitário, isto é, pavilhões de comunidades foram atingidos. Na agricultura, cerca de 100% da produção de uva, ou seja, 15 hectares foram destruídos de uma estimativa de colheita de 150 toneladas.
As aulas foram suspensas em todas as instituições de ensino públicas municipais e estaduais. “Devido aos danos causados nas escolas e nos centros de educação infantil não foi possível realizar o trabalho normalmente. Por isso, pedimos a colaboração dos pais até que seja possível retomarmos os serviços com segurança”, explica o Secretário de Educação e Esporte, Jeferson Lourenssi. Os serviços das linhas de produção de todas as indústrias do município também estão suspensos.
Os prejuízos materiais no poder público e privado ultrapassam R$ 6 milhões. A Prefeitura de Ampére está trabalhando para viabilizar recursos para ajudar os atingidos. “Estamos em busca de recursos junto a Defesa Civil e aos governos estadual e federal. Também recebemos a visita e a solidariedade dos Deputados Ademar Traiano, Nelson Luersen e no período da tarde receberemos o Deputado Federal Assis do Couto”. A Administração Municipal de Ampére lamenta o ocorrido, mostra-se solidária à população atingida e está tomando as medidas necessárias.