A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), juntamente com a prefeitura de Salto do Lontra, realizou na tarde desta quarta-feira (29), uma importante reunião com os produtores sobre o cenário atual da Sanidade Animal e Vegetal . 

 

A engenheira agrônoma Paula Siega explica que no cenário vegetal, a preocupação é com uma nova variedade de caruru.

 

"É uma planta daninha que tem preocupado as agencias agropecuárias, principalmente por estar em um estado vizinho do Paraná, que é o Mato Grosso do Sul. Estamos fazendo diversos monitoramentos, para evitar a entrada dessa planta aqui no Paraná”, disse.

 

O médico veterinário Rafael Sponchiado, que conversou com os produtores sobre o cenário da gripe aviária, comenta que mesmo que a doença não tenha entrado em solo brasileiro, já circula pela Argentina e preocupa as autoridades e produtores da nossa região, já que o sudoeste tem uma forte cadeia produtiva aviária. 

 

“Nossa região tem importantes abatedouros aviários, e com certeza uma possível entrada da doença irá afetar economicamente a nossa região, desde o produtor de frango, como o produtor de grãos que são a base da alimentação desses animais”, afirmou.


O Secretário Municipal de Agricultura Roberto Lucietto destacou a importância de tratar esses assuntos com os produtores rurais do municipio.

 

“É importante que o nosso agricultor fique ciente dos perigos que a nossa região e o nosso município correm nesses cenários. A administração municipal sempre está preocupada com os nossos produtores e fizemos com que essa reunião acontecesse, para que sejam bem assistidos junto aos orgãos que defendem o nosso produtor”, disse.



FONTE | FOTOS: Redação/Rádio Independência