Novos investimentos para o abastecimento público de água estão em andamento em Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do Estado. A Sanepar iniciou as obras de ampliação dos sistemas de reservação e de produção de água tratada. Os investimentos de mais de R$ 1,8 milhão vão modernizar e melhorar as condições de abastecimento e beneficiar cerca de 7 mil pessoas da área urbana da cidade.
As obras contemplam a construção de uma nova estação de tratamento de água, que será totalmente automatizada e permitirá a operação por sistema remoto. Além da modernização da unidade de tratamento, será construído mais um reservatório para armazenar 300 mil litros de água. "As obras vão aumentar em 60% a capacidade de reservação do sistema e atender a demanda de água da cidade", explica o gerente regional da Sanepar de Francisco Beltrão, Celço Arisi.
Serão instaladas ainda duas unidades de bombeamento de água in natura e uma de água tratada, casa de química, reservatório de recirculação de água e câmara de contato. Para transportar a água estão sendo assentados 398 metros de adutoras de água bruta e tratada. O conjunto de obras vai gerar 175 empregos, entre diretos e indiretos, até o final da sua execução, prevista para meados de 2015.