Prefeitos da AMSOP discutiram na semana passada os problemas relacionados com o transporte de alunos após a implantação da 6ª aula no Ensino Médio.
A alegação é que esse transporte ficou a cargo das prefeituras, porém, desencadeou situações como a incompatibilidade de horário das aulas entre as redes estadual e municipal, falta de veículos, rotas muito longas e dificuldade de encontrar empresas interessadas em participar da licitação de rotas muito curtas, falta de veículos e pessoal e repasses financeiros insuficientes para esse transporte por parte dos governos estadual e federal. Conforme levantamento da Amsop, para 2023, o custo médio por quilômetro rodado da frota terceirizada para transportar os alunos da 6ª aula do Ensino Médio varia entre R$ 4,88 e R$ 9,20, o que acaba onerando muito as prefeituras.
Diante desse cenário, o presidente da Amsop, Anderson Barreto, propôs que a Comissão de Educação da entidade realize uma audiência com o secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda.
FONTE | FOTO: Grupo RBJ de Comunicação